Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Salute!: questionamentos e debates sobre o universo feminino

Jornalista Yasmin Moraes

O universo feminino é composto por uma riqueza de assuntos que envolvem nossas vidas diariamente. Foi pensando em unir beleza, moda, feminismo e comportamento em um único lugar que a jornalista Yasmin Moraes criou o blog Salute! – um espaço aberto para questionar e conversar sobre os temas que rodeiam as mulheres. 

Finalizado e apresentado no segundo semestre de 2021 como trabalho de conclusão do curso de jornalismo, o Salute! nasceu a partir das experiências de Yasmin ao longo da vida, incluindo o período de faculdade, e veio, desde o nome, para representar parte de sua trajetória e identidade. No Mural Acadêmico, Yasmin conversa com a gente sobre o trabalho e compartilha os resultados dele. Confira! 

Mural da Ana Paula: O o que te motivou a escolher o tema trabalhado no seu TCC?

Yasmin Moraes: O que me motivou a escolher esse tema no trabalho do TCC foram as minhas experiências que eu já tinha passado na faculdade. Eu percebi que eu sempre tinha essa tendência, em alguns trabalhos, de falar sobre temas relacionados ao mundo feminino. Porque é um mundo no qual eu tô inserida, minhas amigas estão inseridas, a minha família está inserida, porque a maioria da minha família é composta por mulheres, então, era uma coisa que eu sempre tinha visto e tem muita essa questão da vivência. A vivência ela pesa muito. Eu lembro que, logo no começo da faculdade, eu fiz alguns trabalhos sobre feminismo e no ano anterior ao meu TCC, em 2020, fiz a disciplina de Jornalismo  Investigativo e meio que fiz uma prévia do que seria o meu TCC, porque misturei o assunto ‘internet’ com assuntos relacionados ao mundo da mulher. Fiz  uma matéria sobre como os filtros do Instagram, principalmente os stories, afetavam a autoestima e acarretavam alguns problemas psicológicos. Então, tive a experiência de mexer com um site. Vi que era uma coisa que era ok para fazer e eu optei por isso. 

Mural da Ana Paula: Por que você optou por fazer um produto e não monografia?

Yasmin Moraes: Quando fui escolher o tema e o formato, pensei de uma maneira bem prática. A gente estava num período de pandemia, eu atrasei meu TCC um ano porque achei que eu conseguiria fazer já tendo passado pela pandemia, o que não aconteceu, até hoje. Então eu passei grande parte da pandemia, do começo da pandemia, na minha cidade do interior que é Senador Pompeu. Então, pensei: ‘tô muito distante da faculdade, muito distante do suporte que é a Universidade poderia me dar. Vou ter que fazer uma coisa que eu consiga fazer daqui, que seja prática e que eu já tenho experiência’. Então eu optei pelo site, eu usei a plataforma Wix, que eu realmente já tinha conhecimento de outras disciplinas, inclusive Jornalismo Investigativo. Pensei : ‘ok vai tornar essa experiência menos traumática’.

Mural da Ana Paula: Por que você escolheu o formato do blog para explorar a sua temática?

Yasmin Moraes: O site tem essa característica mais pessoal, porque fala um pouco da minha vivência e coisas que eu experiencio. Mas desde o começo, combinei com a minha orientadora, a professora Mariana Fontenelle, que a gente não colocaria o título de blog, seria um Portal, porque eu trouxe tanto notícias, matéria jornalísticas, como gêneros textuais diversos, tipo crônica, formato de listas… Achei que era uma forma mais simples de me comunicar. Busquei com isso criar intimidade com o leitor e deixar  a minha forma de comunicação muito explícita.

Mural da Ana Paula: Além do blog, você também criou um perfil no Instagram para divulgação do projeto. Como a plataforma te ajudou a se conectar melhor com o seu público? 

Yasmin Moraes: Desde o começo eu sempre tive em mente que não teria como fazer esse Portal sem que tivesse, principalmente, o Instagram. Na época que eu criei o site, eu criei também Instagram, Pinterest e Twitter, mas eu pensei: ‘as outras plataformas são ok, mas nem é o que eu gosto de fazer e eu não vou ter tempo de cuidar disso tudo’. Realmente, estava pensando com a cabeça bem prática e fiquei mais no Instagram. Lá era onde eu avisava quando tinha postagem nova , era quando eu postava fotos no feed e alguma coisa a ver com o texto para o blog. Foi essencial para que as pessoas tivessem essa atualização pelo Instagram e que tivessem uma comunicação mais direta,  porque lá você tem vídeo, você tem diversas plataformas dentro de uma só para se comunicar com a audiência. Confesso que o Instagram, vendo hoje, não ficou do jeito que eu gostaria. Hoje, eu faria de uma forma diferente, esteticamente, mas talvez a estratégia fosse a mesma. Eu mudaria basicamente a estética mesmo.

Mural da Ana Paula: Durante esse período que você pesquisou mais sobre o universo da beleza e comportamento, quais foram as principais descobertas que o aprofundamento nas pesquisas trouxe?

Yasmin Moraes: Quando eu comecei a fazer a parte da fundamentação teórica, quis deixar tudo muito amplo. Então, fui para vídeos, para artigos, para livros e para todo tipo de conteúdo que eu pudesse encontrar. Houve uma coisa durante todo esse processo, que eu não sei se acontece com todo mundo, mas comigo aconteceu muito: ficar me questionando. Será que essa pesquisa, será que esse tema é válido? Será que eu não estou fazendo uma coisa que é mais do mesmo, sabe? E quando eu via isso, quando eu via inúmeras notícias – eu até salvava no meu Instagram para depois fazer um compilado e caso surgisse uma ideia de fazer matéria, eu já tinha aquele material lá – de muitas mulheres que, por exemplo, morriam em sala de cirurgias. Eu lembro que para mim foi muito marcante uma moça [Influenciadora Liliane Amorim] lá de Juazeiro que ela morreu por causa de uma lipo LED, se eu não me engano, e o caso da Taynara OG, que nem precisava, mas provavelmente ela sofreu uma pressão de estética tão grande que ela se obrigou a fazer, e a minha descoberta foi exatamente isso que pode ser mais do mesmo, mas era muito necessário exatamente por causa disso, porque é uma coisa que mesmo tendo tanto conteúdo sobre, mesmo tantas pessoas falando sobre esse assunto, ainda é uma coisa que parece não ser levada a sério. Eu acho que a gente precisa realmente bater nessa tecla de padrões de beleza, de comportamento feminino, de entender porque que as mulheres são obrigadas a tais coisas, porque que homens não são e é uma forma de fazer com que mais mulheres pensem e reflitam sobre isso.

Mural da Ana Paula: Quais foram as suas referências na construção desse material? 

Yasmin Moraes: Eu estudei sobre problemas psicológicos, bulimia, anorexia, essas doenças relacionadas à imagem. Também sobre a história dos padrões de beleza, desde o começo da cultura que o homem foi entendendo e foi colocando isso em prática até os dias de hoje, porque hoje a gente vê isso tão implantado para mulheres e não vê para homem, a gente entende vendo ao longo da história. Estudei também sobre moda, porque a moda está muito relacionada também com a questão da história, da cultura em si, porque muitas vezes foi através da moda que as pessoas conseguiram alcançar aquele padrão de beleza. Eu estudei também sobre o papel da mulher em uma sociedade machista, porque não são só os padrões de beleza que são impostos a ela, tem também toda uma questão cultural. A mulher é a dona da casa, ela começa a trabalhar, ela cuida dos filhos, e ela, ainda assim, tem que estar bonita para caramba, ela não pode ter nada fora do lugar. Então, tem toda essa questão e também eu estudei sobre webjornalismo para a parte mais técnica.

Mural da Ana Paula: Entre todos os materiais publicados no seu blog, quais você acha importante destacar para quem quer ter o primeiro contato com o seu projeto?

Yasmin Moraes: Talvez esse não seja o mais importante, tendo em vista todos os outros textos publicados, mas é o que vai guiar a pessoa para todos esses, então o primeiro texto que eu publiquei no blog é um texto explicando sobre o que era o Salute e  por que ele existe, então eu acho que se a pessoa começar por essa leitura ela vai entender todas as outras.

Mural da Ana Paula: Na parte de identidade do projeto, como foi o processo de escolha do nome e construção da identidade visual? 

Yasmin Moraes: O nome, Salute, foi um Insight que eu tive. Quando eu sentei e fui criar o blog, eu tinha pensado em nomes que fossem mais relacionados ao público feminino, né? Porque era o principal público que eu queria atingir, então eu fiz uma recapitulação da minha vida e eu lembrei que em 2014, eu e outras amigas, a gente criou um grupo de dança que era para um Festival da escola. Seria uma apresentação única que a gente ia fazer, você fazia a apresentação e tirava a nota lá da prova, e a gente amava. Eu sempre fui muito de querer dançar, de querer participar desses eventos, minha mãe odiava, brigava comigo todas as vezes, mas eu ia lá desde criança. E aí nesse ano [2014] , foi o que a gente de fato se dedicou, na época a gente fez um negócio diferente de todo mundo. E assim, para época, né? Hoje em dia eu olho e fico ‘meu Deus, que vergonha’. Aí a gente continuou fazendo nos anos seguintes, a gente fez 2014, 2015 e 2016, que foi o meu último ano no ensino médio, e na época a gente ficou na escola conhecido como o grupo do Salute, uma das músicas que a gente dançou na primeira apresentação que era da girlband Little Mix. Quando eu pensei que a gente basicamente só dançava músicas que enalteciam mulheres, o nome ficou Salute.

Sobre a identidade visual, eu queria uma coisa que fosse muito parecida comigo. Se você me encontrar na rua, provavelmente eu vou estar de preto e branco, e toda minha identidade do meu Instagram pessoal é mais focada por esse lado preto, branco, cinza, bege, que é mais sóbrio, é uma coisa que combina comigo, da minha personalidade. Então, eu queria levar isso para o blog porque  a pessoa bateu o olho e vê toda uma unidade no blog, na minha vida, na minha pessoa e no meu Instagram.

Mural da Ana Paula: Você planeja dar continuidade ao Salute! após o término desse período de TCC?

Yasmin Moraes: Não sei, às vezes eu fico pensando que sim, talvez com outra abordagem. Eu não sei se eu manteria essa única abordagem, talvez seria uma das coisas que eu gostaria de falar, mas no momento o meu foco principal são muitas questões da minha vida pessoal que eu preciso resolver e tomam muito do meu tempo. É uma coisa que, infelizmente, eu não posso mudar por enquanto, mas eu queria muito trazer essa temática para o meu Instagram pessoal, realmente manter essa unidade. Talvez o meu plano é esse de conseguir manter essa periodicidade no meu Instagram pessoal linkando com o site, porque não deixa de ser um portfólio.

Para conhecer o Salute!, acesse o link: https://saluteblogof.wixsite.com/salute 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *