Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Para assistir durante a quarentena

Viver uma quarentena é uma realidade nova para nós e, muitas vezes, pode bater aquele desespero em ter que ficar em casa sem a liberdade de sair quando bem quiser. Mas é um momento necessário e precisamos passar por ele para o bem de todos. Mesmo assim, também podemos aproveitar esse tempo em casa para fazer coisas que normalmente não temos tempo, como colocar séries, filmes e leituras em dias.

Pensando nisso, e seguindo a temática do mês das mulheres, o Mural Indica de hoje traz sugestões de documentários feitos, estrelados e/ou que contam a história de mulheres. Confira a lista preparada com muito carinho!

{Indicação da Luiza}

1. “De Gravata e Unha Vermelha” (2015)

No longa-metragem “De Gravata e Unha Vermelha” (2015), a diretora Miriam Chnaiderman documenta o pluralismo das identidades de gênero e sexualidades contemporâneas. O documentário relata um mundo onde a sexualidade é reinventada, problematizando os dogmas e padrões impostos pela sociedade durante séculos. Miriam Chnaiderman, que é psicanalista, captura os corpos e escuta seus diferentes discursos sobre si. Atentamente. Os personagens não são apenas personagens. Eles são o próprio documentário, a própria denúncia e a própria existência, cada um com sua singularidade. Ao mesmo tempo, vemos que são parte de algo maior, coletivo e extraordinário. Vencedor do prêmio Félix de melhor longa-metragem documentário do Festival do Rio 2014, a produção discute as nuances e os paradigmas do ser LGBTTQIA+ no mundo, ressaltando as perspectivas particulares de cada indivíduo. Suas diferentes visões de ser, de estar e de sentir.

 

{Indicação da Letícia}

2. “The Story of Diana” (2017)

Sempre fui uma grande fã da Lady Diana e, de alguma forma, sua história despertou uma curiosidade aguçada em mim. Desde que entrei no jornalismo, isso ficou ainda mais forte e passei a procurar mais conteúdo para consumir, chegando a produzir um trabalho exclusivamente sobre ela, do ponto de vista da semiótica. Até que encontrei o documentário “The Story of Diana”, dividido em dois episódios, lançando em 2017 e produzido pela Maura Mandt. O documentário conta a história de Diana, trazendo desde sua infância, a chegada na família real e depoimentos de algumas pessoas que foram próximas a ela. A narrativa é construída de forma envolvente, tornando cada vez mais interessante o aprendizado sobre a vida da mulher que quebrou padrões para sua época e a forma como tentaram sufocá-la de todos os jeitos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *