Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Músicas na voz de Elis Regina

No dia 17 de março de 2020, Elis Regina completaria 75 anos de idade. Ainda hoje a artista representa um importante nome da música brasileira, ficando conhecida por interpretar os mais diversos estilos, entre eles MPB, jazz, rock, bossa nova e samba.

Em homenagem a esta grande mulher, nós do Mural da Ana Paula preparamos uma lista com três canções interpretadas por Elis e que ficaram marcadas em sua voz.

{Indicação da Lianne}

1.Casa no Campo – de Tavito e Zé Rodrix, interpretada por Elis Regina

Essa música além de ser muuuito gostosa de escutar (e qual não é na voz de Elis?), é tudo aquilo que a gente quer pra vida: “eu quero uma casa no campo onde eu possa ficar do tamanho da paz (…) onde eu possa plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais”. Nos tempos difíceis que estamos passando, sentir a paz que vem dessa música se tornou uma válvula de escape. Além disso, a minha maior meta de vida é que, quando eu tiver dinheiro, tenha uma fazenda, um sítio, uma casa no campo, longe da cidade pra poder realmente ficar do tamanho da paz. Acredito que também por ter vindo de um interior, esse meu desejo e essa música ganham um sentido muito grande porque também há o desejo do regresso. Eu quero uma casa no campo!

{Indicação da Ana Paula}

2.Redescobrir – de Gonzaguinha, interpretada por Elis Regina

Ouvir Elis Regina cantando Redescobrir, de Gonzaguinha, especialmente no programa “Elis Regina Carvalho Costa”, parte da série “Grandes Nomes ” da Rede Globo, quando cantando ela forma uma grande roda com seus músicos, bailarinos e convidados é sentir o corpo vibrar da cabeça aos pés sinalizando o arrebatamento da alma. Em tempos de quarentena, quando um vírus põe em cheque todo o nosso modo de ser e escancara a fragilidade da nossa existência, Gonzaguinha por Elis, nos convida a Redescobrir o viver, ” a redescobrir o sal que está na própria pele”. Meu apelo é que escutemos, ou melhor, vivenciemos Elis entoando os versos a seguir:

“Vai o bicho homem, fruto da semente
Renascer da nossa força, nossa luz e fé
Entender que tudo é nosso
Sempre esteve em nós
Somos a semente, ato, mente e voz”

{Indicação da Letícia}

3. Como nossos pais – de Belchior, interpretada por Elis Regina

Lembro-me do dia em que um professor de literatura colocou “Como nossos pais” para tocar durante a aula. Escutando a música deixei minha mente vagar e refletir sobre a letra da canção e o quão real ela era. Já se foram quatro anos que esse dia passou, mas a voz de Elis ainda me passa a urgência, o desejo de ser diferente e, finalmente, ver a luz verde do sinal acesa para nós.

“Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais”

 

 

Um comentário

  1. Souza disse:

    Muito bom este site, estão de parabéns.
    Desejo sucesso!!!
    https://comprenanet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *