Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Porque sigo páginas de cinema (e como acho que encontrei minha alma gêmea em uma delas)

Para mim, é fato: seguir páginas de cinema no Instagram me ajuda sim a gostar mais de cinema, e consequentemente, a descobrir mais sobre filmes, sobre cineastas, sobre gêneros e sobre o meu próprio gosto. Fazendo uma pesquisa rápida, eu achei mais de 15 igs sobre a sétima arte na lista das pessoas/páginas que sigo. 

Seja sobre cinema brasileiro (vide: @cinematobrasil, @umfilmemedisse, @365filmes), ou sobre as paletas de cores cinematográficas (@colorpalette.cinema), ou mesmo sobre dicas e curiosidades (@filmescuti  e @cinema.encyclopedia), eu sempre vou ficar propensa a seguir um Instagram de filmes no momento em que eu ver uma postagem sobre um de meus filmes favoritos.

Inclusive, meu hobby é ir salvando cada trechinho e postando lentamente no stories, de acordo com meu mood diário. Sobre esse número de posts salvos, já perdi as contas de quantas postagens de “Um Lugar Chamado Notting Hill”, “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Amor a Flor da Pele”, etc. tenho salvo nas minhas pastas de achados do Instagram.

Além de achar passagens memoráveis, trechos de filmes, e até os mais bem editados vídeos de cenas marcantes, seguir páginas de cinema também me ajuda a conhecer novos filmes. Olha que maravilha! Se não fosse uma página de cinema, eu não teria conhecido Wong Kar-Wai, não teria mergulhado na sua filmografia, como mergulhei. Também não teria assistido Casablanca, por exemplo. Esse último inclusive, só assisti depois de um desafio que travei com o(a) administrador(a) da página @thegoodfilms, quando ele(a) questionou em um post “qual filme clássico você ainda não havia assistido?” Tanto eu como a pessoa atrás do ig (que é maravilhoso, por sinal) não havíamos assistido a essa pérola, sendo assim, me estimulei a finalmente cruzar da minha lista.

Pois bem, tem coisa melhor que achar o trecho do filme perfeito, para compartilhar na hora perfeita e assim transmitir seu humor do dia? Ou mesmo soltar aquela indireta? E veja só: é exatamente nas páginas de cinema em que você vai achar essas postagens. A dedicação delas de entregar um conteúdo de qualidade é grande (vide @thefilmezone e @thegoodfilms, ambas com 1,5 milhões de seguidores).

Mas se você ficou até aqui deve estar se questionando: e a parte que você disse que acha que encontrou sua alma gêmea numa página de filmes? Olha, eu menti. Quer dizer, eu acho que achei, mas quando ele souber disso, ele desiste. Risos. A pagina em questão é @cinemaexcelcior. A. MELHOR. PÁGINA. DE. CINEMA. DO. INSTAGRAM. Se você não segue, siga agora! 

A Cinema Excelcior é administrada por Victor Salmeron, um moço espanhol, que é filmaker (inclusive dirigiu o curta Azul La Mancha), e que simplesmente creio que seja minha alma gêmea. E eu não estou falando de “amor” necessariamente, nem de relacionamento amoroso. Estou falando de identificação. Encontro de gostos/almas. Sabe quando você acha que um dia, se tiver a oportunidade, vai sentar do lado daquela pessoa e conversar por horas a fio a respeito de temas que ambos gostam? E esse dia, sob o sol da Espanha, vai ser incrível? Bem a lá “Before Trilogy” (ou vai ser maçante, mas a gente prefere acreditar na primeira opção). Enfim, é assim que acho que poderia acontecer. Mas voltando a realidade, pobre do Victor… nem sabe disso. E espero que continue sem saber. Risos

Mas por que eu acho isso? Para começar, o filme preferido dele é “Amor a Flor da Pele” de Wong Kar-Wai, por aí você tira. O Victor já explicou que esse longa, em específico, é para ele “a definição do que é o cinema”. Profundo. Concordo. Além disso, o rapaz dedica seu tempo fazendo vídeos super delicados de temas como “a presença da ausência” nos filmes; ou “mãos nos filmes”; “abraços nos filmes”. E se propõe a disseminar séries como Fleabag; Normal People (que tenho que admitir que não assisti ainda, mas irei e suspeito que vou gostar). Além de vídeos incríveis e sensíveis de todos os filmes mais lindos que você possa imaginar. Foi do Victor, inclusive, que roubei a ideia da série “The Movies That Made Me” que cheguei a publicar dois vídeos no meu instagram… enfim.

Deixo aqui o recardo: Victor, sei que você não está lendo isso, mas saiba que acho, com veemência, que seríamos grandes amigos. Sabe aquela cena de Cha Cha Real Smooth (eu sei que você sabe, porque eu sei que você assistiu já que é fã da Dakota Johnson), quando o Cooper Raith diz que nós temos várias almas gêmeas espalhadas pelo mundo? E que Deus as coloca no nosso caminho? Bem, eu devo ter algumas almas gêmeas por aí, e creio que uma delas pode ser você. E o jeito que Deus arranjou até o momento de colocar você no meu caminho (embora eu não esteja no seu, risos) foi exatamente no momento em que eu segui o @cinemaexcelcior. Obrigada por isso.

Bem, por fim, esse texto todo foi só para dizer: vão seguir @cinemaexcelcior no Instagram. Ou qualquer página de cinema super legal! Assim, além de gostar mais de cinema, quem sabe vocês também não achem suas almas gêmeas perdias por aí. O que é pouco provável, mas não é impossível. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *