Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

O mundo não para

A caminho do enterro da filha, Glória observa com desalento que “a vida continuava igual; tinha um que corria, o outro ia pro trabalho; nada compartilha do que aconteceu com você.”
Equivale dizer que o sol vai nascer e se pôr no dia seguinte e em todos os outros, mesmo para a mãe que teve sua filha de 22 anos barbaramente assassinada por um casal de psicopatas.
O desabafo no primeiro episódio, uma constatação óbvia e cruel, ecoou nos meus ouvidos até os instantes finais de “Pacto brutal”, minissérie documental dirigida por Tatiana Issa, baseada nos autos do processo judicial do assassinato da atriz Daniella Perez pelo ator Guilherme de Pádua e sua então esposa, Paula Thomaz, hoje Paula Peixoto.
O que me moveu a escrever este texto não foi a obra em si, mas a fala tocante e reflexiva da novelista Glória Perez, mãe da atriz morta há trinta anos, que de maneira obstinada investigou e reuniu provas até o sistema afastar do convívio social os dois criminosos que premeditaram e mataram sua filha.
As tragédias pessoais ou coletivas não são capazes de parar o mundo. Quando estávamos na clausura devido à pandemia, de luto pela perda de entes amados, havia um carro de som que estacionava nas ruas adjacentes ao meu prédio, contratado por familiares ou amigos de algum aniversariante na vizinhança. Eu chorava durante todo o barulho festivo, pensando na minha irmã e nas milhares de vidas perdidas para a Covid-19.
Por isso, galera querida, aconteça o que acontecer a qualquer um, o dia vai sempre amanhecer, as pessoas vão acordar, levantar, se exercitar, estudar, trabalhar e se divertir; e as menos afortunadas vão buscar emprego ou pedir esmolas para não morrerem de fome.
O mais incrível é que um dia a gente percebe que o sol voltou a brilhar e a gente a sorrir. Talvez graças ao mundo insensível que não parou para a nossa dor.
À Glória Perez e todas as mães que perderam seus filhos ou filhas de forma trágica, a minha solidariedade e compaixão.
Quanto à análise do documentário brasileiro, que está desde julho em uma plataforma de streaming, deixo aos colegas mais qualificados. Recomendo-o fortemente, mas prepare o coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *