Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Chamas do Destino: série francesa baseada na história de um incêndio catastrófico do século XIX

Foto promocional Chamas do Destino. foto: reprodução

Chamas do Destino, título em português para a série francesa Le Bazar de la Charité, conta a história de um incêndio catastrófico em um bazar da elite francesa do século XIX. Baseada em fatos reais, a narrativa é construída por meio da história interligada de três mulheres que tiveram suas vidas completamente mudadas pelo acontecimento. Em paralelo, a trama se desenvolve através da investigação que tenta descobrir o porquê de só mulheres terem sido vítimas fatais no incêndio enquanto todos os homens conseguiram sair com vida.

As mulheres, que são protagonistas da história, compartilham laços afetivos, de sangue ou não. A primeira delas é Rose Rivière (Julie de Bona) trabalha na casa da família Jeansin, cuja a filha mais velha é Alice (Camille Lou), já a terceira personagem central da série é Adrienne De Lenverpre (Audrey Fleurot), tia de Alice e casada com um senador, um dos homens mais ricos do país.

Os minutos iniciais do primeiro episódio são dedicados à apresentação das mulheres, deixando pistas de que a trama irá se desenrolar a partir de suas histórias. Alice vai ao bazar como parte de sua rotina de dama da sociedade e lá se encontra com o noivo Julien de la Ferté (Théo Fnandezer). Rose está no local para acompanhar a moça e logo na sua primeira aparição conversa com o esposo (Aurélien Wiik) sobre irem embora para os Estados Unidos. Com as passagens já compradas, Jean pede que Rose conte para Alice sobre sua decisão.

Já Adrienne vive em um casamento abusivo, onde perde o direito de criar a própria filha e vive debaixo do poder que o marido possui. Na noite do bazar, ela não chega a entrar no espaço onde o evento está acontecendo, dando a entender que vinha planejando uma fuga do casamento.

Após a apresentação inicial, o restante do primeiro episódio acontece no Bazar de la Charité, conseguindo mostrar com maestria a cena do incêndio. Os minutos em que todo o prédio está sendo consumido são capazes de causar arrepios pela veracidade transmitida na cena, deixando o telespectador preso desde o momento em que o fogo começa até o desenrolar das vítimas e sobreviventes da tragédia.

Adrienne, que não estava no local no momento do incêndio, faz uso da tragédia para fingir a própria morte e fugir do marido, já Rose e Alice vivem até os últimos segundos o terror do fogo que deixa centenas de mortes. Alice chega perto de morrer, mas é salva pelo anarquista Victor Minville (Victor Meutelet), enquanto a criada fica gravemente ferida.

A partir da tragédia, a série levanta nos seus episódios temáticas como violência doméstica, casamentos arranjados e questões políticas. Ao longo dos episódios, o telespectador é instigado a avançar para descobrir como as três mulheres principais vão solucionar os maiores problemas da trama.

A série, disponível na Netflix, possui 8 episódios e entrega, até o último, o roteiro cheio de ministérios, perdas e tensão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *