Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Dia do Cão Vira-Lata

Dia do cão vira-lata, oficialmente chamado de SRD (sem raça definida). Ele faz parte do grupo de cães que não tem origem definida, em sua linhagem podemos encontrar duas ou mais raças. Esse nome é porque é comum ver esse cão nas ruas virando latas procurando comida. Vivem em média 16 anos, porém isso vai depender da mistura das raças e de como o tutor cuida desse animal.

Esse tempo de vida vale para o cão que conseguiu uma família, para os que vivem na rua. Vai depender de como irá conseguir driblar a fome a sede, os acidentes e escapar do veneno que alguns humanos oferecem.

Vale pensar se tem algo para comemorar no dia do vira-lata, mas lembro que alguns passos já foram dados. A legislação que garante o respeito aos direitos dos animais tem trazido ânimo aos cuidadores e aos protetores, quando torna crime o maltrato aos animais – que passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.

Todos os cachorros são descendentes dos lobos, o que faz o vira lata diferente é um patamar criado pelo humano, onde distancia o cão SRD do que tem pedigree. De fato, os dois sofrem: o vira lata perdido nas ruas ou em um abrigo esperando adoção. Enquanto o que tem pedigree, fica exposto nas gaiolas, esperando que alguém o compre.

O vira-lata é um cão forte e resistente, pois é escolhido pelo processo natural onde só os mais fortes sobrevivem, tem cores incríveis e pode ser seu melhor amigo. Basta adotar e descobrir que a amizade independe de raça, no ato da adoção você está levando para casa um mensageiro do amor que vai te ensinar tudo sobre a verdadeira amizade.
Mas não adote por impulso, pois caso venha a abandona-lo, irá, novamente, deixa-lo exposto ao medo, ao estresse e ao desconforto já vivido antes. O animal devolvido fica desconfiado deprimido, e as vezes agressivo. Lembrando que os animais são todos iguais, e faz parte do seus direitos estar livre de fome e sede, tem direito a cuidados veterinários e são animais sociáveis que precisam de viver com companhia, não os leve para sua casa se você não tiver tempo pra eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *