Escrevo diariamente sobre diversos assuntos, histórias e pessoas, mas falar de mim em primeira pessoa é sempre um desafio, acredito que o melhor seja começar me apresentando. Meu nome é Letícia Lavor, sou estudante de jornalismo, apaixonada por rádio, escrevo para o Mural da Ana Paula e, agora, também levo o título de empreendedora. Mas para situar você, leitor, vou começar pelo jornalismo, um dos primeiros grandes passos que dei para iniciar minha própria jornada.
Sempre gostei de escrever e quando era criança adorava inventar minhas próprias histórias, escrevia tudo, imprimia e depois guardava aquela história só para mim. A verdade é que mesmo com a coragem desbravadora de uma criança, nunca gostei da ideia de compartilhar as palavras que eu escrevia. Na adolescência ganhei o mundo da leitura e muitos outros que vieram com ele, comecei a construir histórias um pouco mais complexas do que a minha antiga imaginação de criança permitia, mas continuei guardando-as do mundo, com exceção de poucos amigos que tinham acesso. Mesmo apaixonada pela escrita o jornalismo nunca tinha passado pela minha cabeça, muito menos nos anos estressantes de ensino médio. Foi só no dia de me matricular para a prova de vestibular que eu resolvi encará-lo, mal sabendo que ali sempre havia sido meu lugar.
O jornalismo expandiu meus horizontes e fez com que eu descobrisse mais de mim mesma. Como disse, ele foi um dos primeiros passos para trilhar meu próprio caminho. Primeiro porque tive que sair da minha cidade, no interior do Ceará, para morar em Fortaleza e iniciar o curso. O processo foi bastante difícil, até doloroso em alguns momentos, e eu fui amadurecendo aos poucos, preparando caminho para iniciar voos mais longos. Dentro do curso descobri minhas paixões, áreas que realmente faziam meu coração bater mais forte e aquelas onde não me via atuando. Eu passei a acreditar fielmente no poder transformador da profissão independe dos ataques sofridos e da tentativa de descredibilizar nossa voz. Para mim jornalismo é compromisso, honestidade, verdade e relacionamento, porque sem as histórias de vida que ouvimos do outro que se dispõe a contar não somos nada. E mesmo sabendo que tinha me encontrado, de certa forma, ainda faltava mais. Foi quando decidi ir um pouco mais longe, e encarar um projeto que há muito tempo tentava encontrar raízes na minha cabeça, que surgiu a Letícia empreendedora.
Chamei uma amiga de infância, a Ana Milena, que também tinha vindo do interior para fazer faculdade aqui, ela cursava Design de Moda e eu compartilhei meu desejo de criar minha própria loja virtual. A conta na minha cabeça era fácil, eu ficaria responsável pela comunicação do negócio e ela entraria com a expertise na moda. Mas os sonhos precisam de um pouco mais para se tornarem realidade. Depois de muitas reuniões, dificuldades, reformulações e coragem, a Volare nasceu. O nome vem do italiano voar, representando nosso voo da segurança do lar para alcançar outros horizonte e caminhar por conta própria. Em nossa identidade carregamos o símbolo também da borboleta porque acreditamos na simbologia da saída do casulo. Saímos de casa antes mesmo da maioridade, precisamos lidar com a distância da família e a insegurança de morar em uma cidade grande, por longos meses uma desabafava com a outra e descobria que o medo do mundo era similar. Particularmente, teve um tempo da minha vida que a ideia de voar era assustadora demais e eu guardava as asas por medo de não ter força o bastante para batê-las. A Volare representa para mim a saída de vez do casulo, depois do amadurecimento que o jornalismo me proporcionou. Todos os dias eu aprendo a gerenciar um negócio, a entender as pessoas que resolveram acreditar em mim, entregar um conteúdo relevante e um empreendedorismo além da vida financeira. É um projeto em que eu e minha amiga Milena reafirmamos todos os dias nossos valores e não deixamos de acreditar em nossos sonhos por um único minuto, mesmo quando as coisas não acontecem na mágica dos filmes. Pode ser clichê, mas são os passos em falsos que nos ajudam a encontrar o equilíbrio.
Com o lema “Acreditar nos seus sonhos é o primeiro passo para um voo alto”, procuramos incentivar outras pessoas a passarem por suas próprias transformações, acreditando na capacidade que cada um tem de batalhar pelo que acredita. A Volare é uma loja 100% virtual e em nosso perfil do instagram (@volarece) compartilhamos nossa história, hobbies e, claro, as T-shirts que vendemos por lá. Aos poucos vamos construindo nossa própria rede de borboletas ansiosas para sair do casulo, o que é um verdadeiro combustível para continuar.
Hoje, o jornalismo e a Volare representam para mim o voo que eu sempre tive medo de traçar. Quando eu olho para uns anos atrás nem acredito que cheguei até aqui, mas para mim é só o começo. Sei que tem muito céu para descobrir e a vida é uma transformação constante que traz vária versões de nós mesmos. Eu tento aproveitar cada uma das minhas!
Um comentário
Qto orgulho dessa BB que cresceu, que Deus abençoe seus sonhos, caminhos!! Sucesso