Quem assiste à MTV nos dias atuais, sem conhecer seu passado, nem imagina que o canal foi um marco cultural nos anos 80 e 90. É irônico que a Music Television (MTV) tenha aderido à programações diferenciadas, com destaques para reality shows e outras produções, e tenha reduzido as incontáveis horas de música. Ao assistir os diversos vídeos de VHS, gravados e publicados na internet pelos jovens da época, podemos ver como o conteúdo da MTV era de grande qualidade.
Então, afinal, por que um canal com uma história tão influente mudou tanto? Antes de falar sobre isso, vamos recapitular pro ponto de onde tudo começou: Estados Unidos. A MTV foi lançada em 1 de agosto de 1981 nos EUA, com o intuito de passar videoclipes e entupir seus telespectadores de música (o que é muito bom), e desde o seu lançamento causou polêmica por vários fatores. Sendo um canal de televisão voltado para adolescentes e jovens adultos, a programação da MTV era totalmente produzida para agradar essas pessoas.
Ser jovem pode significar muitas coisas, mas a Music Television conseguiu transmitir a essência de tudo o que pode ser relacionado à juventude para a sua grade de programas. A MTV tinha um estilo próprio, que até era alvo de críticas pelos grandes da televisão, pois saía totalmente do padrão “certinho” que se esperava ver na TV naquela época. Imagina só: um canal que falava de vários assuntos que não eram só destinados à música, mas também a questões sociais. AIDS, censura, ativismo social, entre outros assuntos, foram apresentados durante o ápice da MTV.
Outro fator que marcou todos aqueles que viveram (ou assistiram) a ascensão do canal, foi o design inovador das vinhetas que passavam entre os programas, que se moviam, mudavam de cor, interagiam com os artistas e muito mais. Talvez elas sejam uma das marcas mais memoráveis da MTV. Quando assistimos a programação do canal atualmente, vemos algumas características que derivam daquela época, como por exemplo as vinhetas que ainda passam (agora raramente) durante os intervalos.
A MTV também foi porta de entrada para o sucesso de muitos artistas que escutamos até hoje. Por ser um canal televisivo voltado para jovens, os clipes que passavam nos programas eram assistidos por um número grande de pessoas, resultando numa maior visibilidade para as bandas e cantores que eram inseridos nos clipes. Ela não só ajudou esses artistas, mas também fez com que os apresentadores dos programas se destacassem por suas personalidades.
A Music Television era reconhecida por sua originalidade. Hoje a grade de programação da MTV está bem diferente. Muitas pessoas dizem que é por causa da internet e da modernização dos canais, outras dizem que é por conta da ViacomCBS, a proprietária da MTV, que mudou a estética e as programações, as destinando agora para o público jovem atual. A mudança na grade de programas causou muitas críticas por parte do público, já que atualmente está mais direcionada a produções que fogem do conceito original do canal: a música. Entretanto, não podemos negar que a MTV deixou sua marca, sendo uma das principais emissoras no mundo televisivo, e se consolidando como um verdadeiro marco cultural, principalmente nos anos 80 e 90.
A MTV se tornou muito importante culturalmente pois não era apenas um entretenimento, não era apenas um canal de TV. Era também uma aliada dos jovens, muitas vezes, cumprindo papéis socialmente relevantes, além de trazer assuntos que nem os pais dos adolescentes daquela época se sentiam confortáveis em discutir. A MTV era um reflexo dos jovens daquela sociedade, e hoje talvez seja um reflexo da nossa.