Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Como os jovens escutam música atualmente?

   A música é um dos meios de expressão artística mais consumidos no mundo por públicos diversos. Mas, um dos fatores que faz de uma música relevante para o cenário atual é, principalmente, seu sucesso com os jovens, que muitas vezes reproduzem canções variadas, as transformando em hits que ganham a atenção de um grande número de pessoas no mainstream. A música está presente na formação de muitas gerações e a forma de consumir estas composições veio evoluindo com o passar do tempo, mas, afinal de contas, como os jovens escutam música atualmente?

   O mundo atual é moldado pela tecnologia, ela está em todos os lugares e ocupa cada vez mais espaço no nosso dia a dia. O avanço tecnológico trouxe uma maior praticidade para diversos fatores, incluindo o acesso ao entretenimento. A música está inserida nesse contexto e têm sido consumida com frequência por esse público digitalmente ativo.

   Em décadas passadas o ato de se consumir essas produções poderia ser considerada como um tipo de caça ao tesouro. Você tinha que ir até uma loja de discos, buscar pelos nomes dos artistas que havia escutado serem mencionados na rádio alguns dias atrás e quando os encontrava em capas brilhantes com letras desenhadas alguém vinha e falava: “Ah, você gosta desse artista? Você devia escutar esse aqui, é muito bom também.”

   A divulgação de obras musicais era feita pelo “boca a boca”, pelas apresentações na televisão e pelo som das rádios. Atualmente isso ainda é encontrado entre os jovens que apreciam a música, mas o principal meio de transmissão dessas composições são as redes sociais e os aplicativos de entretenimento. Quantas canções você já conheceu enquanto estava assistindo a um vídeo no Youtube ou escutando um cantor específico em uma plataforma de streaming musical?

   Os algoritmos trazem produções que seus espectadores possam gostar, quase que como garçons que indicam um prato diferenciado para seus clientes. As recomendações desses algoritmos são tão boas, que na maioria das vezes as canções sugeridas por estas ferramentas ganham bastante atenção, fazendo a carreira de um músico alavancar rapidamente. Quando um criador de conteúdo insere uma canção em sua produção, e essa produção viraliza na internet, a música alcança diversos ouvidos ávidos por sons e cantores diferenciados.

   A tecnologia trouxe muitos conteúdos para a população mundial, formando uma ponte entre a sociedade e o mundo. Por meio deste fator, os jovens não são limitados a escutar apenas o que os artistas regionais famosos de suas cidades produzem, esse público pode apreciar uma verdadeira globalização musical. Escutar música já era algo comum nessa parte da população, mas sua disponibilidade não era tão grande quanto é atualmente.

   Os jovens não escutam apenas música, eles escutam o mundo. Eles descobrem artistas com potencial e os trazem para o mainstream. A forma de se consumir essas obras pode ter evoluído com o passar dos anos, mas a música ainda consegue ter uma relação próxima com a juventude, mantendo sua essência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *