A música brasileira é variada em cultura, influências e produções artísticas. Utilizada como uma forma de expressão, a música nacional transmite costumes regionais de diversos estados, às vezes utilizando composições com influências rítmicas de outros países, com o intuito de moldar essas produções para o público moderno, que está globalizado culturalmente. A música nordestina está presente na história artística nacional, mas, atualmente, com a evolução dos gêneros musicais provindos da região, os ouvidos do Brasil parecem estar se voltando para as canções nordestinas sendo produzidas.
A população brasileira não costumava escutar canções provindas da região nordeste (a não ser que fosse época de festas juninas) pois grande parte de seus artistas eram de estados do sul e do sudeste. A indústria musical nacional buscava vozes nessas regiões, pois eram os locais onde os músicos conquistavam um maior prestígio entre as gravadoras, além de elas estarem presentes nas grandes cidades desses locais. Entretanto, com a utilização da internet para a divulgação de canções variadas, a transformando em palco para artistas que compartilham o seu talento para seus seguidores, um grande número de usuários do meio digital está apreciando produções que são verdadeiros tesouros musicais.
A música nordestina está conquistando a atenção de públicos diversificados, de apreciadores de canções voltadas para o mainstream até admiradores de canções mais elaboradas, que se utilizam da divulgação feita pelas pessoas que as escutaram. A importância da ascensão musical nordestina é realmente grande, não só por mostrar que a cultura local é relevante para o país, mas por desconstruir a moldagem xenofóbica na qual os estados nordestinos são inseridos. A música nordestina é a arte de uma população igualmente influente, e com diversas referências musicais excepcionais para a produção de composições essenciais para a construção musical nacional.