Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

A música de Dorival Caymmi

   “Eu vou para marancagalha, eu vou!”, essa é uma das frases que mais tenho escutado de minha adorada avó, que tanto gosta da canção de Dorival Caymmi, “Marancagalha”, de 1957. O cantor é um dos principais nomes da música brasileira, tendo grande influência da música negra em suas composições, que transmitiam aspectos culturais e costumes regionais por meio de obras líricas. Com músicas como: “Samba da minha Terra”, “Doralice” e “Marina”, o músico mostrou seu talento para o público.

   Muitos artistas demonstram sua aptidão para o dom da música desde cedo e com Dorival isso também ocorreu. Filho de pais com descendência estrangeira, quando criança teve contato com os sons melódicos de seu pai, que tocava piano (entre outros instrumentos) e de sua mãe, que cantava apenas quando estava em casa. A aspiração musical do jovem aumentava à medida que crescia, o que o fez ingressar no coral de sua igreja com o intuito de cantar.

   O sucesso de Caymmi não veio tão rapidamente como de outros músicos, ele trabalhou em uma redação de jornal como auxiliar, foi vendedor de bebidas e em 1930 escreveu sua primeira composição, chamada “No Sertão”. Aos vinte anos Dorival se apresentava como cantor e violinista em programas de uma rádio da Bahia, local onde nascera. A maioria de suas canções tinham como inspiração a cultura baiana, tanto na produção instrumental como poética.

   Em 1935, o músico apresentava um musical próprio onde tocava e cantava. Sua carreira mesclava entre apresentar programas de rádio, escrever para jornais e cantar canções variadas. Um diretor da Rádio Clube, notando seu talento, o incentivou a viajar até o Rio de Janeiro para trabalhar como jornalista. A cidade era um dos locais mais influentes para artistas musicais em ascensão. Apesar do intuito de trabalhar para um jornal, o talento musical de Dorival não passou despercebido, principalmente após entrar na Rádio Tupi em 1938.

   As obras de Dorival Caymmi muitas vezes transmitem a Bahia em forma de música, mas o que mais impressiona é a forma como suas canções são imersivas. Escutar Dorival é como ouvir um livro de história, é quase tão didático quanto. Nas formas e melodias do artista, surge um cenário típico que aspira a essência do que é ser brasileiro, da cultura brasileira e de suas características.

   Com mais de 100 composições produzidas durante sua carreira, a música de Dorival Caymmi é um marco histórico e cultural, um verdadeiro tesouro da música brasileira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *