O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma data comemorativa famosa em diversas regiões do mundo por seu estilo original de comemoração e pelos costumes realizados por quem participa das celebrações do período. As origens do Halloween ainda são um pouco misteriosas para os historiadores, mas acredita-se que a festa tenha se iniciado por meio do povo celta, que tinha um feriado muito parecido com o atual Dia das Bruxas. As decorações, as fantasias, tudo durante a noite de Halloween é muito tenebroso e aterrorizante, de uma forma divertida, mas um dos principais fatores que fazem dessa festa memorável é a música. Por isso, vamos falar de algumas canções que fizeram história no Dia da Bruxas.
A canção “Thriller”, de Michael Jackson, é considerada uma das melhores faixas de Halloween já produzidas, a música é de 1983 e é um exemplo perfeito de como as produções temáticas da festa são atemporais. Algumas curiosidades sobre o clipe é que a MTV e a Showtime financiaram parte da produção do Rei do Pop. Além disso, Michael morava com os pais quando o clipe foi lançado e a modelo que o acompanhava durante o videoclipe teve um flerte com o artista.
David Bowie também produziu uma faixa temática que fez sucesso entre seus admiradores, a canção se chama “Scary Monsters (And Super Creeps)”. A música conta sobre cenários da noite de Halloween, onde monstros estariam correndo pelas ruas assustando as pessoas.
“This is Halloween”, canção do filme “O Estranho Mundo de Jack” é um dos principais hinos do período festivo. A música se transformou em uma das principais faixas escutadas pelo público após o lançamento do filme, que traz uma história assustadoramente divertida com muitas canções que abordam a estética do Halloween com composições de Danny Elfman, um gênio musical que fazia parte da banda Oingo Boingo, muito famosa nos anos 80.
Outro clássico do Halloween é a música “Somebody’s Watching Me” do artista Rockwell. A canção é uma das faixas mais tocadas no Dia das Bruxas e conta a perspectiva de uma pessoa que sente estar sempre sendo observada, cenário típico de filmes de terror. A música tem a participação de Michael Jackson, o artista chegou a negar que tinha cantado no refrão da produção, com o intuito de não tirar a atenção de Rockwell, mas sua voz inconfundível não negou sua presença na música.
Uma canção que faz muito sucesso na noite de Halloween é do cantor Alice Cooper, chamada “Feed My Frankstein”. A música conta a história do clássico do terror de uma forma original, mostrando que Frankstein não é malvado, mas tem um apetite diferenciado.
Quem gosta de filmes de terror com serial killers já conhece a faixa “Psycho Killer” do Talking Heads. A canção também é muito apreciada no período festivo e tem uma sonoridade contagiante. A canção é uma das mais famosas do grupo musical.