Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

6 curiosidades sobre Heitor Villa-Lobos

   A semana de Arte Moderna, ou “semana de 22”, completou 100 anos neste mês de fevereiro. O evento é amplamente citado e estudado considerando sua importância para a construção cultural e artística do Brasil. O movimento inspirou diversos artistas a quebrar padrões e revolucionar os vários campos da arte brasileira, antes cheios de estrangeirismos, sem uma identidade nacional solidificada para transmitir a essência do país ao mundo. A semana de arte moderna apresentava muitos artistas influentes na cultura brasileira, incluindo músicos como Heitor Villa-Lobos, um dos maiores especialistas de música clássica da américa latina. O maestro moldou o gênero com seu talento, se transformando em um dos principais nomes da história da música brasileira. Por isso, aqui estão algumas curiosidades sobre o artista.

   Heitor Villa-Lobos era um músico realmente excepcional. Por ser uma das principais figuras da música erudita no Brasil, sua fama logo alcançou diversas regiões do mundo, principalmente a Europa e os Estados Unidos. Sendo uma das grandes referências da música clássica, suas peças são apresentadas com certa frequência nesses países.

   O músico nasceu no bairro Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro em 5 de março de 1887. Seu pai era um músico amador, mas foi com ele que aprendeu a tocar violão e violoncelo, um de seus primeiros instrumentos antes de se inserir no mundo da música. O maestro era autodidata e com seis anos compôs a primeira peça para violão, com oito anos o jovem já tinha interesse em grandes nomes da música erudita, se interessando, inclusive, por canções populares e nordestinas, logo aprendendo a tocar outros instrumentos.

   Heitor Villa-Lobos queria ser músico desde pequeno. Entretanto, sua mãe desejava que seu filho se tornasse médico, o que o jovem não tinha interesse de seguir em sua carreira profissional. Quando ainda era novo, o artista mostrava ter uma habilidade musical excepcional, logo apresentando seu talento para o público.

   As primeiras composições de Heitor Villa-Lobos foram inspiradas por canções nordestinas. O músico foi para o Nordeste em 1905, e lá obteve contato direto com várias obras artísticas de artistas locais, o que lhe fez prestar a atenção no material que era produzido pela população da região. Em 1907 o maestro escreveu uma peça com o viés regional para uma pequena orquestra.

   A estreia de Heitor Villa-Lobos na Semana de Arte Moderna em 1922, foi excepcional para a música clássica brasileira. Sua composição foi vaiada pelo público que estava na apresentação. Entretanto, algum tempo depois suas obras, que mesclavam as canções eruditas com músicas populares, foram se tornando cada vez mais famosas, alcançando diversos admiradores do músico.

   O músico produziu mais de 600 composições musicais durante sua carreira. No exterior conquistou a admiração de muitos especialistas em música, sendo homenageado, inclusive, pela Universidade de Nova Iorque por seu trabalho na música. O experimentalismo musical era uma das principais características do músico, que foi muito apreciado por um grande número de pessoas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *