Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Tempo

Envelhecer ou não?

Hoje descobri que posso ter código de barra na cara,através das linhas que se formam ao redor da boca, e confesso minha surpresa diante do assunto mencionado. Uma certa ignorância, pois, até o momento, entendia que código de barras era usado para ler o preço de produtos oferecidos em determinados estabelecimentos.

Mas o que é um código de barra perto de uma boca de marionete? Uma boca triste ou um bigode chinês? São tantas coisas no rosto de uma mulher que se atreve a chegar aos cinquenta, sem a intervenção de um cirurgião plástico, que quase esqueci os pés de galinha.

Um amigo, no auge dos  60 anos, com seus cabelos grisalhos, feliz por estar na idade em que os homens são considerados charmosos, me disse entre risos, que isso é a não aceitação da mulher envelhecer na sociedade. Fiquei pensando nessa tal sociedade, será uma machista? Enaltece o homem que envelhece e sacode no precipício a  mulher que ouse assumir seus cabelos brancos?

Quem será que dita essa regra? Será o mesmo que enche as prateleiras com diversas opções de cremes que garantem trazer a juventude embalada em suas caixas? Alem desses cremes milagrosos, que juram rejuvenescer dez anos em poucos meses, não podemos esquecer o botox que, feito passo de mágica, some com todas as rugas.

O que Afrodite, a deusa da beleza, faria com tantos produtos que prometem a eterna juventude dentro de pequenos potes? Será que, por ironia, a deusa lançou uma maldição sobre estes pobres mortais? A correria pela beleza eterna? Talvez la do alto do Olimpo a detentora da personificação da beleza se divirta com um belo sorriso matreiro e zombe dessa procura sem fim.

É fato, que nessa corrida contra o tempo, tudo vale a pena tentar, apesar de se saber que os procedimentos cirúrgicos ainda são  privilégios de algumas mulheres. Porém, temos a rede social que oferece para todas a mágica dos filtros. Onde você pode sumir com todas as  rugas, mudar a cor do cabelo, dos olhos e, no final, nem você se reconhece. Se é real? Claro! Se alguém duvidar, você posta uma foto com a hashtag #inveja, e está tudo resolvido.

Enquanto os profissionais da beleza, gritam ao vento que são detentores do milagre da eterna juventude, e muitas influencers gravam vídeos provando e jurando que os produtos são caros, mas funcionamTemos a cantora Maria Bethânia que diz: “Eu gosto dos meus cabelos brancos, das minhas rugas, gosto! São  minhas …O tempo me deu…Envelhecer é um privilegio.”

Então fica a pergunta: Pra você, envelhecer é um privilégioou um fardo?

Ana Rabelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *