Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

A diversidade cultural nas produções audiovisuais e a quebra da hegemonia estadunidense

Aos produções norte americanas sempre foram consumidas em alta escala ao redor do mundo e ditaram padrões para além das fronteiras dos Estados Unidos. Lembro que na minha adolescência, no ensino médio, havia uma idealização de líderes de torcida, torneios de esporte, armários e tantos outros elementos que foram apresentados por meio de filmes e seriados que estavam no auge.

Não apenas na minha geração, a influência das produções americanas sempre tiverem bastante força. Afinal, é inegável que Hollywood sempre foi uma grande fábrica de tendências. E ainda é.

No entanto, algo tem mudado nos últimos tempos e a influência das produções audiovisuais de outros países, fora do circuito estadunidense, tem contribuindo para uma maior troca cultural e quebra da hegemonia hollywoodiana. Um exemplo disto são os doramas, produções audiovisuais do continente asiático. Com sucessos como Pousando no Amor, What’s is wrong with secretary Kim, e outros, as séries tem sido uma porta de entrada para um maior contato com a cultura asiática. O Brasil, inclusive, é um grande consumidor dessas produções, em terceiro lugar no mundo e o primeiro nas Americas onde houve maior aumento na audiência dos doramas coreanos.

Apesar do sucesso dos doramas, não são apenas os países asiáticos que tem conseguido alcançar telespectadores brasileiros. Um outro exemplo disso são as produções turcas, que também têm se destacado em plataformas de streaming, como Netflix e HBO Max.

Fato é que inegavelmente o universo cinematográfico tem estado mais aberto a trocas culturais e influenciado novas gerações que já não enxergam os ideais norte americanos como grande alvo. Temos consumido variadas culturas e moldado nossa forma de enxergar o mundo para além da ótica hollywoodiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *