No Mural Indica de hoje escolhemos o filme “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, uma obra prima do cinema nacional, realizado por dois grandes e premiados cineastas brasileiros, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. O longa-metragem estreou no Festival de Veneza, em 4 de setembro de 2009. Os diretores montaram juntos um road-movie que acompanha uma jornada tanto física quanto emocional, num relato poético no qual o protagonista nunca se faz presente na tela, apenas narra os eventos em voice-over (voz off). As cenas são registradas na Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas e Pernambuco.
José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.
O filme é feito com as imagens capturadas pelos cineastas, algumas fotografias de quartos de hotel, lugares e pessoas. Durante todo o longa-metragem, o protagonista aparece em 1ª pessoa, apenas com sua voz, contando sua vida pessoal e também a trajetória na viagem. A produção filma em diversos lugares para retratar o longo caminho de José Renato, através do percurso feito pelo caminhão, e permite a transição de paisagens. Para dar sentido, a voz do protagonista narra todos os acontecimentos e pensamentos.
O longa conta ainda com uma potente trilha sonora, com músicas como “Morango do Nordeste” interpretada por Laírton dos Teclados, “Sonhos” interpretada por Peninha, “Sertão de Acrílico” interpretada por Chambaril, “Un Chant D’Amour” interpretada por Simon Fisher Turner, entre outras.
O filme está disponível na plataforma de streaming Netflix.