Há canais de YouTube que são mais que meros canais. “Vá Ler um Livro” é um movimento, um exercício simpático e acolhedor de disseminação da literatura brasileira.
Desenvolvido pela jornalista Tatiany Leite e pelo escritor Augusto Assis, o canal objetiva, por meio de aulas, resenhas, debates e críticas, ampliar o entendimento acerca do universo da literatura e aproximar as pessoas dos livros.
Literatura não é só sobre o que dizem as palavras a respeito da cultura, contexto histórico e política. É também sobre o que dizem as palavras a respeito de você. O que se aprende nos livros ultrapassa finalidades acadêmicas. A relevância dos conteúdos que eles carregam e agregam revela não só a importância de estudar, mas também de se ler literatura.
Lamentavelmente, no entanto, a literatura no Brasil ainda é elitizada, fato que contribui substancialmente para a baixa taxa de leitura do brasileiro. Além disso, há uma imensa desvalorização da literatura nacional. E é aí que se evidencia a tremenda pertinência de projetos como o Vá Ler um Livro, que se retira da passividade e vira agente com potencial de transformação, comportando-se, ainda, como se essa fosse a tarefa mais prazerosa que lhe coubesse. Fazendo por amor.
Na minha longa relação com o canal, pude refinar meu conhecimento, ampliar diversos quadros, refletir com liberdade sobre diferentes conceitos e, acima de tudo, reforçar minha fé na educação como grande motor de modificação.