Neste período de isolamento social, percebemos, mais do que nunca, a importância da arte nas nossas vidas. Para enfrentar a quarentena, a Escola de Formação e Criação Porto Iracema das Artes, equipamento do Governo do Estado do Ceará, disponibiliza online filmes realizados por seus alunos do Curso Básico de Audiovisual dentro do PREAMAR – Programa de Realização do Porto Iracema.
Nesta semana, a escola divulgou dois documentários de 2015. Ambas as obras têm em comum o olhar para a capital cearense a partir de autores da nossa literatura: “Rastros”, dirigido por Sabina Colares e Samarkandra Pimentel, e “Matraca”, dirigido por Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota. As produções tiveram passagem por festivais, dentre eles o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e o NOIA – Festival do Audiovisual Universitário.
Nas próximas semanas, será a vez dos filmes “Ao Mar”, “Capitais”, “Aos Meus Pés” e “Grilhões”. A ação faz parte da campanha Embarcação das Artes, na qual a Escola tem publicado, desde o início do isolamento social, listas com indicações culturais e realizado lives em parceria com artistas em suas mídias sociais.
Bora ficar em casa e assistir?
RASTROS
Documentário – 2015 – 19’30”
Assista aqui
Sinopse: Três artistas, Fernanda Meireles, Narcélio Grud e Andrea Salles, repetem por Fortaleza o percurso que três personagens fizeram no romance “A Afilhada”, de Oliveira Paiva. Munidos de pistas, a cada ponto visitado eles tiveram como desafio realizar um experimento artístico com base no que viram. Tudo isso em apenas oito horas.
Direção e roteiro: Sabina Colares e Samarkandra Pimentel Produção: Célia Gurgel, Emanuel Silva e Yago Dantas Direção de Fotografia: Caio Ramos, David Aguiar Câmera: Joyce Vidal Ted Rafael Direção de Som: Paulo Ribeiro Som Direto: Gustavo Pedrosa Montagem: Célia Gurgel,Sabina Colares, Samarkandra Pimentel, David Aguiar e Tiago Therrien
MATRACA
Documentário – 2015 – 17’30”
Assista aqui
Sinopse: A cidade de Fortaleza e sua fruição no espaço e no tempo. O documentário-dispositivo MATRACA traz registros do passeio de um flâneur, o artista Vitor Colares, que no itinerário da Praça do Ferreira ao Passeio Público, interage com as transformações e permanências, como um eco do passado emerso da obra A Normalista de Adolfo Caminha.
Roteiro: George Frota Direção: Ted Rafael, David Aguiar, Sabina Nunes e George Frota Produção: Yago Dantas Assistente de Produção: Célia Gurgel Direção de Fotografia: Caio Ramos, David Aguiar e Ted Rafael Câmera: Caio Ramos, Joyce Vidal e Ted Rafael Direção de Som: Paulo Ribeiro Som Direto: Gustavo Pedrosa
Serviço
Porto Iracema das Artes
Embarcação das Artes
Assista on-line “Rastros” e “Matraca”
Mais informações: http://www.portoiracemadasartes.org.br