Anna Delvey é um nome conhecido da elite nova-iorquina. A russa, que, na verdade, carrega o sobrenome Sorokin, enganou ricaços de Manhattan fingindo ser uma herdeira alemã milionária. O caso é relatado na série da Netflix “Inventando Anna”, produzida por Shonda Rhimes, a mesma autora do sucesso “Grey´s Anatomy.
Vestindo roupas de grife e dizendo a todos que tinha um fundo de 60 milhões de euros na Europa, Anna viveu uma vida de luxo por anos, e chegou a pleitear um empréstimo de 40 milhões de dólares para sua fundação, apoiada por importantes nomes da economia americana. A história é tão absurda que parece irreal — a própria série alerta que “tudo o que é contado ali aconteceu de fato, exceto pelas coisas que foram inventadas”.
A série foi inspirada em uma reportagem da jornalista Jessica Pressler, publicada em 2018 pela revista New York, na série renomeada como Manhattan Magazine. Pressler, que na produção teve o nome alterado para Vivian Kent, de fato teve sua carreira “manchada” ao publicar uma matéria inverídica.
No artigo em que a série se baseia, Pressler cita que Anna conheceu o dono de uma companhia de jatos durante as festinhas em Soho. Na produção, ela manda uma mensagem a ele pedindo por um jato, ele instruiu sua equipe a ajudá-la. Os funcionários o alertam de que ela não escolheu a forma de pagamento, mas Anna garante que a transferência foi feita e o dinheiro cairá a qualquer momento. Ela usa essa mentira em várias outras ocasiões durante a série.
Depois de ser rejeitada pela maioria dos hotéis de Nova York, Anna passa um tempo na casa de um conhecido. Ele explica que está investindo em um projeto de luxo chamado Fyre Festival, voltado para os mais ricos, mas que ficou famoso por ter sido um desastre. Ela passou meses morando com o amigo e idealizador do festival e que mais tarde também foi condenado por seus crimes.
Além do artigo de Pressler, muito do que se vê na série foi tirado de um relato em primeira pessoa feito por Rachel Williams, a amiga de Anna que esteve presente na viagem e acabou com uma dívida de 62.000 dólares. Assim como mostra a série, estavam na viagem Anna, Rachel, uma amiga personal trainer, na série chamada de Kacy, e uma outra amiga. A amiga personal fica doente e vai embora, enquanto as demais ficam no hotel. Os cartões de Anna são recusados e Rachel é pressionada a usar o seu, até que tudo fosse resolvido. Rachel acaba sendo mais uma vítima dos golpes de Anna. Porém, a protagonista se livra da condenação deste golpe.
Depois que sua reportagem de capa foi publicada, Vivian viajou para a Alemanha para encontrar os pais de Anna. A viagem aconteceu na vida real e em entrevista, a jornalista afirma que já pensou em escrever um livro sobre este caso com todo material que lhe foi concedido, mas até hoje o livro não foi publicado.