Em um momento instável da garantia da democracia e dos direitos humanos e ambientais no país, movimentações online tem ganhado relevância no contexto do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Neste 5 de junho, Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente, o Mural da Ana Paula indica o Grupo de Voluntários do Greenpeace Fortaleza.
O Greenpeace, organização não-governamental, atua na defesa do meio ambiente e na promoção da paz com diversas campanhas. No Ceará, o Grupo de Voluntários do Greenpeace Fortaleza realiza diversas mobilizações, campanhas, oficinas e ações em prol da sustentabilidade. Daniel de Paula, ativista do Greenpeace Fortaleza, conta como tem sido a mobilização do grupo neste período de isolamento social.
“Nossas atividades presenciais foram totalmente suspensas por tempo indeterminado. Estamos focando em atividades online, inovando nossas ações. Temos realizado treinamentos, reuniões, projetos de gestão, planejamentos, lives no Instagram toda semana, postagens. E estamos organizando uma mobilização com fins de angariar recursos materiais e alimentícios para afetados pela COVID-19”, afirma.
O grupo tem realizado mobilizações on-line sobre diversos assuntos, dentre eles, a questão indígena, ações relacionadas à defesa da Amazônia e à Medida Provisória / PL da Grilagem.
O Projeto de Lei 2633/2020, conhecido como PL da grilagem, substitui a Medida Provisória (MP) 910/19. O projeto, relatado pelo deputado Marcelo Ramos, objetiva permitir a destinação de terras públicas federais de até 2,5 mil hectares sem licitação com preços abaixo do mercado àqueles que invadirem áreas. Para organizações e movimentos que atuam em prol do meio ambiente, a PL incentiva desmatadores e gera um estímulo à grilagem – falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras sem uso ou de terceiros.
A hashtag #MP910NÃO, adotada também pelo Grupo de Voluntários do Greenpeace Fortaleza, teve grande repercussão nas redes sociais. Diversos artistas se pronunciaram, como Bruno Gagliasso, Anitta, Bela Gil. O movimento seguiu com a hashtag #PL2633NÃO. Com a pressão da sociedade, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, adiou a MP.
Conexão Verde
Por meio do Conexão Verde, plataforma online de mobilização e voluntariado do Greenpeace Brasil, pessoas de todo o país, têm acesso aos tutoriais, manuais, grupos de discussões e grupos locais de voluntários. Segundo Daniel de Paula, a plataforma “tem ajudado na divulgação de nossas atividades antes e depois de ocorrerem, além de ajudar na organização dos eventos”.
Com o Conexão Verde, os usuários interessadas em ingressar ao voluntariado do Greenpeace e levar as causas socioambientais às ruas e às redes sociais, têm a praticidade para descobrir grupos locais atuantes na sua região e interagir com outros ativistas do Greenpeace de forma virtual.
Processo de admissão do Greenpeace Fortaleza
A admissão de novos participantes do Grupo de Voluntários do Greenpeace Fortaleza ocorre semestralmente. O processo para 2020.2 foi iniciado na última semana de maio, mas as inscrições ficam abertas intermitentemente.
Daniel de Paula explica: “dessa forma, as pessoas já podem se inscrever para o próximo, que está marcado para dezembro, sendo o Processo 2021.1. O processo de admissão de novos voluntários consiste em cinco etapas que são bem tranquilas de participar. A efetivação do novo ativista se dá pela participação em todas as etapas e pelo não desacordo com os princípios da instituição”.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível na conta do Instagram do grupo e no perfil do voluntariado da plataforma Conexão Verde. Aqueles que se inscreverem até o dia 15 de outubro participarão da seleção de dezembro de 2020. Aqueles que se inscreverem após essa data, participarão da seleção de junho de 2021.