Série turca adolescente, Ask 101 foi produzida pela Ay Yapim com exclusividade para a Netflix. Trazendo um elenco com atores já conhecidos da dramaturgia turca, como Alina Boz, Pınar Deniz, Kaan Urgancıoğlu e Kubilay Aka, a série tem duas temporadas disponíveis no serviço de streaming.
Ambientada em Istambul no final dos anos 90, a história de Ask 101 gira em torno de um grupo de adolescentes tidos como problemáticos. Sinan (Mert Yazıcıoğlu), Eda (Alina Boz), Osman (Selahattin Pasali) e Kerem (Kubilay Aka) decidem se unir quando a professora Burcu (Pınar Deniz), a única que discorda da expulsão deles da escola, vai ser transferida para uma outra cidade.
O plano para mantê-la na escola é fazer com que a professora se apaixone e não vá embora, permanecendo no emprego. Como nenhum dos quatro acredita no amor, eles convencem Işık (Bade İşçil), representante da turma e romântica convicta, a ajudá-los. Quando a equipe está completa, um novo problema surge: por quem a professora deve se apaixonar? Até que encontram o par ideal, Kemal (Kaan Urgancıoğlu), o novo professor de basquete.
Em busca de juntar Burcu e Kemal, os cinco embarcam em uma aventura cheia de reflexões e novas descobertas, principalmente em relação ao amor. À medida que a relação de amizade vai se desenvolvendo entre o grupo, o público acompanha também as histórias de cada um deles, com os dilemas e conflitos particulares da adolescência.
Sempre caminhando para o drama, Ask 101 também tem seus momentos de alívio cômico e, até mesmo, mistério. O último fica ao encargo da narrativa dividida em dois tempos, o primeiro em 1998, quando os jovens têm 17 anos, e o segundo cerca de vinte anos depois, quando Işık – já adulta – tenta reunir todos os amigos de novo na casa onde eles costumavam se encontrar, indicando que algo aconteceu para eles se separarem.
O drama turco entrega intensidade e sensibilidade em uma narrativa recheada de clichês, relembrando a fórmula de sucesso dos filmes teens das décadas passadas e com referências claras a algum deles, como o conhecido o Clube dos Cinco. Ainda assim, Ask 101 imprime sua identidade com diálogos bem construídos e personagens distintos, fugindo dos roteiros vagos e superficiais tão comuns nas séries teens atuais.
Para quem já acompanha séries turcas, não há surpresa ao se deparar com atores capazes de expressar tão bem suas emoções, conseguindo entregar cenas dramáticas sem soarem forçadas, ao mesmo tempo em que demonstram a sensibilidade de seus personagens. Sobre produção de dramas a Turquia entende muito bem, e Ask 101 é mais uma prova disso.
Cenários e trilhas sonoras
Com o uso de planos bem abertos, mais uma característica da Turquia, a produção também acerta ao apostar nas paisagens naturais e explorar bem os ambientes externos. A composição das cenas também encontra o equilíbrio perfeito com a trilha sonora escolhida, usando bem os recursos sonoros para conversar com as imagens exibidas na tela, alternando músicas turcas com pop americano e rock.
Primeira e segunda temporada
Ask 101 foi finalizada com duas temporadas, um arco que teve início, meio e fim. Apesar do potencial da série, a decisão de manter apenas duas temporadas, com 8 episódios cada, não foi prejudicial, já que ao fim do último episódio todos os personagens tiveram suas histórias contadas, ainda que o enredo pudesse se desenvolver mais além.
Na primeira temporada, o foco foi na tentativa de unir Burcu e Kemal. Já na segunda temporada o enredo ficou mais para o vestibular e a pressão imposta aos jovens durante esse período, trazendo uma carga emocional um pouco maior ao tratar sobre questões como luto e depressão. Apesar da segunda temporada ter sido boa, não conseguiu superar a primeira, enfrentando altos e baixos, a parte que mais gerou expectativa foi saber se os amigos se reencontrariam ou não.
Logo na primeira temporada Eda havia aparecido para encontrar Işık e no final dela uma batida na porta revela que mais alguém pode ter aparecido. As dúvidas plantadas no primeiro episódio da série – como o motivo de Işık só ter enviado três cartas (quando deveriam ser quatro) ou quem recebeu a carta na prisão – só são respondidas ao longo da série, deixando o espectadores ansiosos para saber o que aconteceu com os amigos quando a escola chegou ao fim.