Somente quando ingressei na universidade tomei conhecimento do que era podcast. No início, consumia muito pouco mas, aos poucos, fui me interessando cada vez mais por esse universo que tem se tornado tão popular em nossa sociedade atualmente.
Os gêneros e temas são extremamente amplos. Existem podcasts sobre tudo e qualquer coisa que podemos imaginar. E o mais interessante para mim, é que não precisamos parar o que estamos fazendo para escutá-los. Basta logar em alguma das muitas plataformas de áudios que existem, escolher o que você quer ouvir e pronto: você passa a estar conectado com as notícias mais importantes do Brasil e do mundo, discutindo sobre o jogo de futebol do seu time, ouvindo sobre filmes, séries, novelas e tantos outros assuntos.
Angu de Grilo é um podcast criado e apresentado por duas jornalistas: Flávia Oliveira e Isabela Reis (mãe e filha, respectivamente).
Duas mulheres, duas gerações, duas jornalistas. A leveza, o bom humor, a informalidade, mas também o compromisso com a verdade, dão a sensação para os ouvintes de que também estão participando daquela conversa.
Os assuntos vão de coisas extremamente sérias, como a política e economia do Brasil e do mundo, assuntos que Flávia Oliveira discorre extremamente bem – com todo sua experiência como jornalista da Globo News, mas que já passou por outros inúmeros veículos de comunicação. O podcast conduzido por mãe filha vai do entretenimento, perpassando por todos os tipos de arte. Temas sobre os quais Isabela Reis, com um tom jovem e descontraído, nos faz refletir, rir e se emocionar.
Ambas são mulheres negras e que também trazem para o podcast inúmeras reflexões acerca do racismo em suas diversas vertentes. Além de discorrerem em muitos de seus episódios sobre ancestralidade, tema que particularmente não era muito do meu conhecimento e que após conhecer esse podcast, virou um dos temas mais interessantes de se aprender e discutir para mim.