Não é de hoje que vemos pessoas que desejam viver a vida de outros, mal sabem elas, que ninguém é perfeito e muitas atitudes devem ser colocadas em ação para o bem comum. Assim sendo, na lista de hoje, sugiro alguns livros que trazem essa reflexão para o leitor. O primeiro deles é o livro: “A fazenda dos animais”.
Nele, os animais sofrem opressão, manipulação e até corrupção. E eles desejam liberdade, portanto, decidem tomar o poder do da mão do “seu dono”, Sr. Jones. Contudo, a ideia não deu certo porque há uma ambição pelo poder, e gradualmente o movimento vai se degenerando e em um momento, os animais, em meio a luta por hierarquias querem que o Sr. Jones volte novamente ao cargo, percebendo que, não é tão fácil assim ser o administrador de um determinado grupo.
Há também uma coletânea de textos da Clarisce Lispector, chamada, “Laços de Família”, em que pessoas sentem-se escravizadas pela família, não desfrutando da liberdade que deseja, principalmente em relação ao seu eu. Com isso o indivíduo sente-se preso, trazendo conflitos familiares. E a medida em que elas vão vivenciando fatos e observando determinadas personagens que não fazem parte do seu cotidiano, refletindo sobre a sua importância dentro desse contexto familiar.