Na Lista de hoje, te apresento três Revistas Literárias incríveis, para você ler e acompanhar.
Revista Escambanáutica
Para falar da revista Escambanáutica, precisamos começar falando do Coletivo Escambau.
Em 2015, começou como um grupo de amigos, formado por Moacir Fio, Wilson Jr, e Michel Euclides, que eram apaixonados por literatura. Eles começaram a estudar escrita, edição, aspectos técnicos da produção literária.
Até que em 2016, o Escambau se tornou um portal literário e ganhou presença nas redes sociais. O coletivo passou a promover diversos cursos e oficinas, mas eles ainda sentiam que faltava algo no impacto que queriam causar.
E é a partir desse incômodo, que em 2020, surgiram a Editora Escambau, e a Revista Escambanáutica. Com um objetivo: tornar a literatura mais acessível a todos.
Você encontra a revista para ler gratuitamente aqui.
Ela se sustenta através de um sistema de financiamento coletivo recorrente, para que os autores, ilustradores, e demais envolvidos no processo editorial possam ser pagos por seu trabalho. Você pode se tornar um apoiador aqui .
Revista Mafagafo
Idealizada por Jana Bianchi, a Mafa é uma revista literária digital para aqueles que gostam de uma boa noveleta de fantasia, horror e/ou ficção científica.
A publicação também conta com a Faísca, uma newsletter de “ficções-relâmpago”, contos que possuem entre 300 e 1000 palavras, também de fantasia, horror e ficção científica.
Curte uma história mais curta ainda? A Mafagafo também é mãe do Pio. Um perfil de Twitter onde são postados microcontos de até 280 caracteres.
A revista se autodenomina “um bando de gente doida que decidiu colocar histórias de fantasia e ficção científica no mundo – de forma gratuita pra quem lê, mas pagando todas as pessoas envolvidas”.
Por isso, você consegue encontrar a revista, a newsletter, e o twitter (mafagafo, faísca, e pio), gratuitamente aqui.
E apoiar esse trabalho lindo aqui.
Revista Perpétua
Idealizada por Elisa Fonseca e Filipo Braziliano, a Perpétua é mais do que uma revista. (na verdade todas as que eu estou apresentando aqui são mais do que revistas, né? 😉
Pois a Perpétua é um ponto de encontro, um território alternativo de expressão independente, que valoriza o artista. A publicação bimestral conta com diversos conteúdos que trazem a literatura em diálogo com outras artes.
Algumas das colunas são:
Parabólica: Resenhas, indicações, história e análises sobre o melhor dos cinemas e das séries.
Periódico: Artigos, reportagens e notícias sobre os assuntos que permeiam a arte e a cultura.
Me conta um conto: Contos e crônicas de autores revelações, que irão te surpreender.
Teorema das Letras: Artigos que flertam desde referências populares até a teoria literária para auxiliar escritores.
Clube do Livro: Entrevistas, sinopses e resenhas de livros de diversos gêneros.
Para conhecer e ler a Revista Perpétua clique aqui.