Nas últimas semanas, circulou nas redes sociais uma foto da atriz Vera Fischer sem maquiagem ao lado de uma foto sua antiga, que evidenciava o “esplendor de sua juventude” contrastando com as rugas e flacidez bastante evidentes na sua atual idade. Os internautas ficaram “chocados”. Como pode essa mulher ter coragem de aparecer assim? Onde esta a beleza da nossa Miss Brasil?
Vivemos em uma sociedade que dita padrões de beleza nos quais não cabe a palavra “velhice”. Assim existe a possibilidade de morrer jovem e lá estará a mídia chorando, lamentando sua linda juventude perdida. No entanto, se continuar vivo, não será permitido envelhecer. As academias estão lotadas, em uma verdadeira corrida contra o tempo e seus sinais.
E você, escravo da moda que foi ditada, obedece a parâmetros impostos e que podem mudar a qualquer tempo, grita, berra, quer uma solução, um atalho, um caminho para o poço da eterna juventude. O medo de envelhecer se instaura. No entanto, relógio não para e, nesse correr das horas, estamos fadados ao envelhecimento.
Mas como envelhecer sem rugas? Quem sabe uma visita aquele famoso cirurgião plástico, que faz milagres com bisturi? Puxa aqui, estica ali e, de repente, surge um rosto firme, como se por um toque de juventude. A cabeça gira e, de repente, a lembrança do tempo vem à tona.
Ah,o tempo! Talvez ele se torne meu amigo e passe devagar, massageando o rosto em uma pacifica relação.
No entanto, se resolver voar, trazendo o branco dos cabelos e a flacidez da pele, nada de aflição, pois temos a poderosa cosmética, que promete produtos milagrosos capazes de rejuvenescer dez anos em poucas semanas. O milagroso Botox e o adeus linhas de expressão. E além disso, há o santo photoshop, que transforma você em uma pessoa perfeita, com o cabelo mais bonito possível, sorriso branquinho e uma pele de pêssego.
E você acredita nessa imagem, jovem e linda. Então é hora de fazer um selfie e publicar nas redes sociais. Em minutos, os amigos aplaudem, outros invejam, todos curtem, alguns compartilham, tecendo os mais entusiásticos elogios. Computador desligado e na sua frente novamente está o tempo, trazendo nas mãos um inimigo chamado espelho.
É hora da prestação de contas, é olho no olho. E na imagem que surge diante dos olhos de quem sonha com a eterna beleza, surge uma inquietante e desnorteada pergunta: quem é você?