Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Direito à Vida

O ser humano, muitas vezes, têm a necessidade de possuir um animal por perto, seja para a melhoria do seu bem-estar, diminuir a solidão, ansiedade, estresse… ou apenas para fazer companhia. Mas em alguns casos, a desassossegada convivência do homem com os animais de estimação faz surgir a necessidade de criação de leis que busquem proteger esses animais da crueldade desse ser humano.

Mesmo necessitando tanto dessa amizade algumas pessoas ainda têm dificuldade de compreender que esses animais estão aqui para nos ensinar a sermos pessoas melhores. E a sociedade estava fechando os olhos para um procedimento chamado “eutanásia”, que até pouco tempo era praticada porque o animal envelheceu ou ficou doente e cuidar dá trabalho. Alguns tutores descomprometidos e certos veterinários decidiam sobre a vida e a morte banalmente.

Há pouco tempo era comum a carrocinha passar pegando os cachorros que encontrasse na rua, levava para o Centro de Zoonoses e muitos deles nunca mais voltavam. Acontece que às vezes o cachorro estava na rua, mas possuía dono. Tinha saído sem que esse tivesse visto e depois de avisado que a carrocinha tinha levado o animal, o tutor se dirigia ao local e muitas vezes a resposta era rápida e cruel: “ele morreu”.

Porém agora, entrou em vigor a “Lei Federal 14.228”, de 20 de outubro de 2021, que proíbe a eutanásia de animais abrigados em canis públicos e estabelecimentos similares. E a lei é clara quando diz que somente animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde do homem e de outros animais, poderão passar pelo procedimento. E mesmo nesses casos, o procedimento deve estar devidamente justificado por laudo veterinário prévio.

As Entidades de Proteção Animal devem ter acesso irrestrito à documentação que comprova a legalidade da eutanásia. Na nova legislação, é permitido que o animal sem doença infectocontagiosa incurável seja disponibilizado para resgate por essas entidades .

E já sabemos que sendo resgatado, o animal tem a chance de ser adotado, ganhar uma família e viver até o dia que Deus permitir.

Salve e ajude a valorizar a vida, porque toda vida importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *