Não sei dizer ao certo o porquê, mas sempre que eu digito “pandemia” pelo celular ele automaticamente corrige para a palavra em caixa alta. Discutindo com minha prima sobre o uso da ivermectina, comentei que eu havia tomado remédio para verme bem antes de tudo isso. Saiu mais ou menos assim: “tomei bem antes da PANDEMIA”.
Eu realmente não sei porque diabos o meu celular coloca pandemia em caixa alta. É automático. Quando percebo, já cliquei a tecla “enter” e enviei a mensagem antes mesmo de corrigir. Fico aqui pensando nas possibilidades. A mais provável é a de que, no começo, eu devo ter digitado muitas vezes dessa maneira e ele aderiu.
O fato é que dá uma ênfase na palavra que eu não quero que ela tenha. Não que ela não tenha importância. É que isso me deixa totalmente desestabilizada. Parece que eu tô sempre tensa, lembrando a todo instante: “é uma PANDEMIA. Você entendeu? Uma PANDEMIA”.
Algumas vezes eu até desisto de explicar. Só quero deixar registrado que, nem mesmo agora – com teste positivo para o “Anti-SARS-CoV-2, Anticorpos IgM” – a caixa alta é proposital.