Na próxima quarta-feira, 16, o Espaço Cultural do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) recebe Cavalcante Júnior para o lançamento de seu 23° livro, “Amargoso”.
Nascido em Fortaleza, Cavalcante é poeta, psicólogo e professor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com Ph.D. em Leitura e Escrita pela Universidade de New Hampshire (EUA) e Pós-Doutorado em Comunicação e Produção Literária pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).
O autor, que já se debruçou sobre a poesia (Ser-tão Água), produziu ensaios (Travessias de Cigano), e abordou temas como o suicídio (A Barca de Coruam), traz em seu novo livro uma novela concisa que apresenta vidas masculinas atravessadas pela violência sexual na infância. A trama, ambientada na Bahia, lança luz sobre as experiências vividas por Taís Dorá, homem gay, artista e nordestino.
Cavalcante reúne, nas vigas da construção do personagem, vivências de homens gays que carregam as marcas e os traumas do estupro sofrido durante a infância, promovendo reflexões acerca da cultura do silêncio que envolve o assunto e possibilitando debates sobre as consequências do trauma e o que se pode fazer com ele, apesar dele, através dele.
Nas linhas de “Amargurados”, Cavalcante fala de amor, dos produtos e efeitos de sua ausência e do potencial de transformação presente em suas possibilidades.
O evento, que acontece às 19h30 no Espaço Cultural da ADUFC (Av. da Universidade, 2346 – Benfica), será coordenado pelo editor Alan Mendonça, com apresentação do professor Custódio Almeida (UFC). O lançamento também será ilustrado pela sessão de autógrafos com o autor e show musical de Rubens Gouveia.
*Importa lembrar das condições de pandemia que ainda precisam ser consideradas, fazendo-se necessário o uso de máscara e apresentação do passaporte vacinal da covid-19.