Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

O sofrimento do gato preto na Sexta-feira 13

   No Brasil, quando a data 13 cai em uma sexta feira, o gato de pelagem preta vira caça de todo ser humano ignorante, supersticioso e malvado, que acredita que ao cruzar com esse animal terá má sorte. E é usando essa desculpa que o humano passa a ferir e até a matar esse felino.

   O rei Roberto Carlos descreve em uma canção sobre a vida difícil de ser um negro gato “minha triste história vou lhes contar e depois de ouvi-la sei que vão chorar…”

   Esse estigma de portador de azar, vem desde a idade média, quando esse gato era apontado como animal de estimação das bruxas. Alguns até defendiam que esse felino era uma bruxa se passando por gato, mas acreditem ainda hoje muitos ligam o gato preto à maldição e falta de sorte.

   O Bichano que tem a cor negra quase não consegue adoção e ainda se aparecer alguém interessado, e a data for sexta feira 13, muitos protetores ficam preocupados em liberar o animal, por medo que ele seja utilizado em rituais macabros.

   Na verdade esse gato além de carregar toda essa carga de mito e superstição, ainda tem que sobreviver ao perigo das ruas.

   Porém, o gato preto que tem um lar não está totalmente livre de também sofrer na sexta-feira 13. Assim, muitos tutores redobram os cuidados, chegando a prender o animal, por medo de que se ele saia e corra o risco de não retornar, pois é muito comum a história de violência relatada por tutores sobre gatos que chegam em casa faltando pedaços ou que sumiram exatamente nessa data.

   Vivemos em uma sociedade recheada de preconceito e por isso ainda ainda é necessário e urgente explicar que a cor nada influencia na personalidade de um animal. Caso não seja o suficiente, também vale sempre lembrar que maltratar animal é crime, previsto na Lei Federal 9.605/98.

   Finalizo desejando sorte para esses felinos e sonhando que esteja próximo uma sociedade com pessoas que pratiquem empatia, respeito e amor.

Ana Rabelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *