Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Fogos de artifícios e seus males

A pergunta que não quer calar: o que leva o ser humano a achar interessante ou divertido, comemorar soltando fogos de artificio quando esse ato pode lhe provocar lesões na pele, amputação de membros superiores, lesão auditiva, lesões na córnea, perda de audição e visão?

Isso que alguns chamam de brincadeira, provoca estresse nas crianças, nos recém-nascidos, nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em idosos, em convalescentes. Todos sofrem com o barulho estarrecedor.

Estes são só alguns dos males que os fogos podem fazer, mas se você que curte essa prática achou pouco, vou mostrar o quanto essa diversão é nociva aos animais domésticos.

Os animais têm a audição muito mais potente que a dos seres humanos. Esse barulho que é altíssimo e que se repete muitas vezes, leva o pet desespero. Gatos e cachorros correm desesperadamente, eles querem ir para longe da balbúrdia, procuram abrigo, mas estão estressados demais até para um abraço do tutor.

Correm em todas as direções, há casos em que o animal apresenta problema neurológico e cardíaco. Também vomita, faz xixi, treme e a língua fica para fora, a respiração ofegante, desmaia, tem convulsões e taquicardia. Mas não pensem que logo volta ao normal, pois esse desconforto pode durar dias. Vai depender do quanto o animal foi afetado pelo medo e estresse causado pelo ato de soltar fogos.

Tem os animais que fogem e se machucam na hora da fuga, os que se perdem, os que ficam presos em grades, que se enfiam embaixo dos móveis e os que não suportam e morrem. Estou citando fatos que acontecem no lar, com animais que tem a família para protegê-lo, mas existem os que vivem nas ruas. Esses correm em disparada, alguns morrem atropelados, outros vagam sem rumo, até as aves fogem abandonando seus ninhos com ovos ou filhotes.

Então depois de saber todo mal que essa diversão pode causar, a dor e o sofrimento ao seu semelhante, e até a morte de animais, se alguém continua defendendo essa prática, não é mais questão de desinformação, é algo relacionado a falta de empatia, pra não dizer, egoísmo e maldade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *