Desde a última quinta-feira (15/6), o Festival Ecrã está disponibilizando diversas produções audiovisuais de caráter experimental. Entre elas, filmes (longas, médias e curtas-metragens), games, instalações, artes interativas e performances de vários países. O evento acontece de maneira totalmente virtual pelo segundo ano seguido, devido à pandemia do coronavírus. Todas as produções podem ser conferidas gratuitamente no site do evento até o próximo domingo (25/7).
Entre os filmes selecionados, seis nacionais terão estreia no Ecrã: Desaprender a Dormir, de Gustavo Vinagre; Você Nos Queima, de Caetano Gotardo; Centro, de Peter Azen; A Última Imagem, de Benedito Ferreira; Natalis, de Raquel Monteiro; e Sombra, de João Pedro Faro.
Além disso, o evento traz em sua curadoria filmes exibidos em festivais tradicionais, como Canções Engarrafadas 1-4, de Chloé Galibert-Laîné e Kevin B. Lee (Roterdã); Venha Aqui, de Anocha Suwichakornpong; e Ste. Anne, de Rhayne Vermette (Berlim).
De acordo com os organizadores do evento, “O Festival Ecrã é um evento que visa fomentar a cultura do audiovisual, através de experiências que questionam a noção e produção da imagem em movimento. Incentivando o indivíduo e o coletivo a manifestarem suas ideias e assim democratizar a criação artística”.
Confira a seleção oficial do Festival neste link.