Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Entrevista com a escritora Jeane Esquivel

Escritora Jeane Esquivel. Foto: reprodução

Vanessa Passos: Quem é Jeane Esquivel?

Jeane Esquivel: Sou uma mulher baiana, apaixonada por minha família, pela literatura e pela escrita.

Vanessa Passos: Quando começou a escrever?

Jeane Esquivel: Tenho formação em Direito e por conta disso utilizo as palavras diariamente em meu trabalho, mas me descobri escritora em 2021.

Vanessa Passos: Quais gêneros você escreve?

Jeane Esquivel: Estou publicando o meu primeiro livro, uma obra de contos: Poça de Lama. Também escrevo crônicas e, atualmente, estou escrevendo o meu primeiro romance.

Vanessa Passos: O que ou quem te inspira a escrever?

Jeane Esquivel: Minha filha é a minha inspiração diária.

Vanessa Passos: Como funciona seu processo de criação?

Jeane Esquivel: A minha escrita é movida pelo desejo de transformar percepções em palavras. Uma brincadeira com minha filha, uma conversa, uma vivência própria ou escutada, vista, lida… tudo é material para a criação.
Não costumo ter um ritual específico para a escrita, geralmente aproveito o tempo livre, por menor que seja.

Vanessa Passos: O que te motiva a escrever?

Jeane Esquivel: O desejo de ver no papel algo que sai genuinamente de mim. A necessidade de escrever, para mim, é como respirar. Eu sempre escrevi, mesmo sem ter a consciência de que precisava tanto disso.

Vanessa Passos: Já teve algum bloqueio criativo? Se sim, o que você fez para superá-lo?

Jeane Esquivel: A ansiedade pode gerar momentos de desconexão com a escrita. Para mim, funciona muito incluir o ato de escrever na rotina, no horário que der.

Vanessa Passos: Agora, fala um pouco sobre seus livros.

Jeane Esquivel: Meu primeiro livro “Poça de Lama” é uma obra de contos que possui muito de mim e da minha percepção de mundo. Há protagonistas distintos que se enxergam em algum momento de vulnerabilidade. A forma com a qual lidarão com suas questões é o que move a narrativa e faz com que os leitores sintam emoções diversas e reflitam, também, sobre suas próprias questões.

Vanessa Passos: Para você, qual a importância da leitura?

Jeane Esquivel: A leitura é essencial para a formação de pessoas mais conscientes de seu papel em sociedade. Para mim, é a base para o avanço social e educacional. E mais do que formação intelectual e acadêmica, a leitura é imprescindível para a formação de indivíduos mais empáticos e humanos.
É tão importante a leitura, na minha vida, que criei a página @_prefaciando, em que posto resenhas, dicas de leitura e tudo sobre meu processo de escrita.

Vanessa Passos: Qual mensagem você quer deixar para os seus leitores?

Jeane Esquivel: Eu espero, de coração, que o meu livro, a minha escrita e a minha mensagem sejam recebidas por meus leitores da melhor forma. Que eles sejam tocados e sintam que o meu texto provocou emoções e reflexões. Espero que também me contem como se sentiram ao realizar a leitura.

 

Um comentário

  1. Fernanda disse:

    Ansiosa para ler a obra ” Poça de Lama” . Sou fã dessa escritora, mesmo antes de se tornar, eu já lia e adorava suas histórias. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *