A música brasileira é muito conhecida no cenário musical internacional atualmente. Com cantores de sucesso e ritmos originais, o Brasil tem conquistado a atenção de vários países com suas produções. Entretanto, um dos principais gêneros brasileiros é a Bossa Nova, e há um fator curioso sobre esse ritmo que fez com que o país fosse ouvido por apreciadores de música de diversas regiões do mundo: um americano.
Os músicos João Gilberto e Antonio Carlos Jobim estavam fazendo um grande sucesso entre os brasileiros com suas canções, mas o norte americano Stan Getz fez suas obras serem conhecidas internacionalmente. Stanley Gayetzky, conhecido como Stan Getz, nasceu nos Estados Unidos, sendo filho de pais judeus. O artista adorava instrumentos musicais desde que era jovem, tocando diversos ao longo dos anos.
Porém, apesar de apreciar instrumentos musicais variados, o músico gostava de tocar saxofone, utilizando o item durante um longo período. Após alguns anos, Stan Getz fez parte de uma orquestra em Nova Iorque, onde teve aulas com um tutor musical. O artista se apresentava em pequenos concertos da região, e após algum tempo comprou o seu próprio saxofone tenor aos 14 anos de idade.
A carreira musical de Stan Getz conquistou a atenção do público durante os anos 40, consolidando-se como músico nos anos 50 e 60. O músico era intérprete de canções excepcionais do cenário musical da época. Com o sucesso da Bossa Nova no Brasil, Stan Getz escutou o gênero por meio de Charlie Byrd, que tinha feito uma turnê no país e gostara do ritmo brasileiro.
O artista gravou com Charlie Byrd o disco “Jazz Samba” em 1962, que fez muito sucesso entre o público norte americano. Por meio das canções brasileiras que Stan Getz ouvira e utilizara como inspiração, o artista conquistou o prêmio Grammy de Melhor Interpretação de Jazz com a faixa “Desafinado”, em 1963. O músico apresentou a música brasileira para o mundo, logo fazendo parcerias artistas nacionais.
A interpretação de Stan Getz de “Garota de Ipanema” o fez ganhar um prêmio Grammy. Por conta de sua produção da música, a canção se transformou em uma das obras brasileiras mais conhecidas no cenário musical. O músico e João Gilberto conquistaram dois prêmios Grammy de Melhor Álbum e Melhor Single, chegando a superar os Beatles na época.
Stan Getz foi considerado como um dos melhores saxofonistas do jazz por ter um grande talento com o instrumento. O artista fez com que a música brasileira fosse apreciada por pessoas do mundo inteiro, chamando a atenção dos ouvidos de vários apreciadores para o país. Apesar de ser americano, suas obras musicais voltadas para gêneros brasileiros o fizeram obter a essência da região, a transmitindo por meio de canções que fizeram história na música internacional.