Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Red Hot Chili Peppers: a influência da banda e o novo álbum

   Uma das principais bandas de rock da atualidade é, sem dúvidas, Red Hot Chili Peppers. Após 16 anos de atividades da banda sem a formação original, o grupo lançou um novo álbum intitulado “Unlimited Love”, que já alcançou o topo das paradas musicais dos EUA e tem sido muito apreciado por fãs de diversas partes do mundo. A geração dos anos 2000, tem um grande carinho pelas obras da banda e isso se traduz na sua relevância desde o período em que começou sua carreira, ainda nos anos 80. Sendo um dos nomes mais influentes do rock atual, vamos falar um pouco sobre Red Hot Chili Peppers e o álbum lançado.

   Antes de qualquer coisa é necessário perguntar: Você conhece Red Hot Chili Peppers? Se não conhece, tudo bem, faz parte. Mas se conhece, você, querido leitor, sabe muito bem que essa banda faz história com suas canções. Como a maioria das grandes bandas de rock, Red Hot Chili Peppers iniciou sua carreira tocando com um nome alternativo, em locais onde ouvidos curiosos estavam à procura de novas músicas e com um objetivo bem óbvio: tocar de forma majestosa e caótica, de acordo com Anthony Kiedis, o vocalista e fundador da banda.

   A origem do nome do grupo é um tanto misteriosa, considerando que Anthony diz ter visto o nome brilhando em um arbusto, que tinha o formato de uma pimenta, enquanto caminhava em Hollywood Hills. Portanto, por parecer uma história um tanto sem sentido, muitas pessoas consideram que a história por trás do nome da banda é relacionada ao fato de que os membros do grupo adoravam comida mexicana com muita pimenta (chili). Flea era fã de uma banda de apoio chamada “Red Hot Peppers” e Anthony Kiedis lembrava de um grupo que tocou em um pub de Londres chamada “Chili Willy and the Red Hot Peppers”. Isso já diz bastante sobre a inspiração por trás do nome da banda, não?

   O grupo assinou contratos com diversas gravadoras ao longo de sua carreira, mas, como a maioria de seus admiradores sabem, o sucesso da banda foi conquistado principalmente nos anos 90, com o álbum “Blood Sugar Sex Magik”. Essa produção emplacou diversos hits que ficaram conhecidos internacionalmente, como as canções “Give It Away” e “Under the Bridge”. O disco foi tão bem recebido pelo público que vendeu cerca de 19 milhões de cópias, concorrendo com bandas do gênero grunge, que não seguiam o mesmo estilo do Red Hot Chili Peppers, o que lhes deu a vantagem da originalidade sonora. Gostaram do termo?

   No que se refere a influência musical e cultural da banda, podemos citar diversos aspectos que os diferenciam dos demais grupos musicais do cenário atual. Entretanto, é possível resumir de forma simples e objetiva que Red Hot Chili Peppers é de fato uma das principais bandas de rock da década por obter um som original, fora do comum. Essas características são notáveis quando escutamos as canções do grupo, e não é exagero dizer que suas composições inspiraram diversos artistas do cenário atual da música. Dá pra saber que um artista é influente medindo sua relevância após anos de carreira, e, apesar de alguns jovens não conhecerem Red Hot Chili Peppers, a cultura musical se dá ao trabalho de apresentá-los às canções da banda, seja em trilhas sonoras de filmes ou até mesmo em “trends” das redes sociais.

   A admiração do público pelo grupo é notável, se tornando mais evidente com o lançamento de seu novo álbum “Unlimited Love”, que reuniu a formação original da banda para a alegria dos fãs. Em fevereiro de 2021, o primeiro single da banda “Black Summer” foi realizado em meio à volta de Frusciante, o guitarrista do grupo, que até então não tinha composto nenhuma música de rock há muito tempo. Com o single sendo divulgado aos apreciadores da banda, os quatro membros originais do grupo compartilharam a produção do novo álbum utilizando as redes sociais, afirmando que as músicas da produção revelavam um pouco mais sobre a individualidade de cada um. O viés utilizado pelo grupo na realização do disco é realmente excepcional, mostrando que o talento dos músicos não é algo limitado, transformando essa produção em específico em um verdadeiro marco para a história da banda.

   Vale a pena escutar as obras musicais do grupo, em especial as dos anos 90, para entender melhor o porquê de terem um sucesso tão grandioso após tanto tempo. Isso se você, leitor, não conhecer nenhuma canção da banda. O que acho difícil, considerando que as músicas do Red Hot Chili Peppers são tocadas em rádios, programas de televisão, obras cinematográficas e em diversos meios de comunicação até os dias de hoje. Você com certeza já deve ter escutado alguma música deles, pois o que é bom costuma ser relembrado, e isso se aplica também à produções musicais. No geral, essa banda é essencial para quem aprecia a música com experimentalismos e talentos grandiosos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *