Ultimamente, alguns gêneros musicais têm estado em alta no cenário musical e isso é notório quando vemos os lançamentos de sucesso recentes e as canções que têm sido utilizadas por usuários nas redes sociais. O público mostra para as gravadoras, por meio de trends nessas plataformas, quais os estilos musicais que querem escutar, e um dos estilos em alta tem sido o rock. Uma banda em específico movimentou bastante a cena após ganhar em uma competição de talentos europeia e viralizar no Tik Tok: Maneskin.
Muitas pessoas apreciam as canções da banda, mas há quem as subestimem, principalmente os membros mais velhos da cena do rock and roll. Por terem viralizado com um cover de uma música, até pouco tempo essa parte do público se utilizava do argumento de que a banda não teria músicas autorais boas. Mas eles têm. E elas podem ser escutadas nas primeiras discografias deles, quando ainda não tinham ganhado a Eurovision – competição artística que lhes proporcionou a fama e a popularidade entre o público, principalmente, o público mais jovem.
Alguns estigmas foram levantados quando a banda começou a chamar a atenção, tais como o por quê de uma banda italiana estar produzindo músicas de rock, o que é um tanto inusitado considerando que a maioria das grandes bandas são dos EUA e da Inglaterra. Mas o fato de serem uma banda italiana os fez inserirem alguns aspectos típicos do país em suas canções, o que torna bem interessante as obras do grupo. Estou me referindo ao sotaque italiano que podemos escutar em algumas músicas, a entonação das palavras e até mesmo a utilização da língua italiana nas letras de suas composições.
A banda está proporcionando uma visão diferente acerca do gênero, globalizando o rock e o tornando mais diverso com essas características, pois apesar de cantarem canções em inglês (provavelmente para alcançar o público americano/britânico) não esquecem as suas raízes e se apresentam com produções na língua nativa. Além da quebra na barreira linguística, o estilo do Maneskin é algo que remete às origens do rock clássico, com figurinos inspirados em artistas famosos dos anos 60 e 70, detalhe muito interessante apresentado por eles. A banda quer trazer de volta o rock and roll como ele era em sua estética e qualidade musical.
No geral, Maneskin foi uma das bandas que conseguiu “ressuscitar” o rock no meio musical atual. Não que ele estivesse morto, que é uma fala errônea comum entre os que subestimam o gênero. A banda conseguiu mostrar que o estilo tem tudo pra se manter intacto até os dias de hoje, sendo moldado com o passar do tempo por artistas que se inspiram nas grandes lendas do rock. Como Damiano, o vocalista da banda disse após a ganharem a Eurovision: “Rock and Roll, never dies.” Um discurso de arrepiar.