O Grammy é uma das principais, e mais importantes, premiações destinadas ao meio musical, destacando os artistas em ascensão no cenário da música. O público que assiste ao evento é grande, mas não tão considerável quanto o que prestigiava as transmissões passadas da premiação. De fato, alguns acontecimentos relacionados à premiação fizeram com que seu prestígio (e relevância) fossem questionados por parte dos participantes e admiradores da cerimônia. Na coluna de hoje, irei falar um pouco sobre o que o Grammy de 2022 apresenta para o público sobre o cenário musical atual.
O principal intuito do Grammy é premiar e homenagear os artistas musicais mais relevantes da atualidade, mas nem sempre os artistas premiados são os mais importantes do cenário em que a premiação ocorre. Entretanto, esse tipo de discordância é comum em eventos do tipo, mas o boicote à artistas que, obviamente, colaboraram de forma excepcional para o meio musical fez com que a credibilidade dos Grammys fosse questionada.
As indicações dos colocados dos Grammys mostra que a diversidade tem sido um dos principais aspectos que o público deseja que seja explorado. No entanto , a organização do evento tem utilizado apenas alguns artistas para “simbolizar” a diversidade na música. É o caso dos quase que “convidados” da premiação, o grupo BTS, que quando se inseriu no evento há alguns anos não havia realizado nenhuma apresentação musical. O que era incomum, considerado a grande popularidade do boygroup na época e atualmente.
A premiação deste ano obteve uma maior participação dos artistas, certamente aclamada por admiradores do grupo. Afinal de contas, as canções dos sul-coreanos podem não agradar todo o público, mas a representatividade asiática realizada por eles é muito importante, pois possibilita com que a música vinda de outros continentes possa ganhar espaço em uma premiação de âmbito mundial, mas muito voltada para o ocidente, em especial para artistas norte-americanos.
Outro aspecto interessante da premiação foram os artistas premiados nas categorias utilizadas no Grammy. Muitos artistas dos Estados Unidos conquistaram prêmios durante o evento, mas o que poucas pessoas sabem é que uma brasileira foi premiada na categoria de melhor Álbum Jazz Latino, a musicista Eliane Elias. Essa conquista é um tanto excepcional, pois atualmente os artistas brasileiros têm sido mais conhecidos por meio de gêneros como o pop, reggaeton e funk, estilos que são muito divulgados pela mídia e nas redes sociais por diversos apreciadores.
As obras e os artistas premiados no evento mostraram que os principais gêneros musicais são o pop, o R&B e o hip-hop. Esses estilos musicais têm se consolidado com o passar do tempo, sendo muito escutados pelo público internacional. As produções que conquistaram o prêmio do Grammy são muito boas, porém, algumas obras não foram premiadas, o que apresentou um certo conservadorismo por parte da Academia.
O Grammy não costuma premiar músicos que “fujam” do padrão de artistas com os quais a Academia da premiação aprecia, bem como das composições que mais lhe agradam. De fato, parece que a relevância da cerimônia tem sido cada vez mais questionada pelo público e pelos artistas, porém, é sempre bom lembrar que as premiações são simbólicas e nem sempre refletem o cenário musical de forma viável. É interessante notar que a Academia tem buscado prestar atenção no que o público tem a dizer sobre o evento, integrando músicos e obras que são mais diversas, e que possam representar a música como um todo, não voltando-se apenas para um grupo artístico específico, sem prestigiar grandes produções, que, se não reconhecidas pela premiação, são aclamadas pelo público.