A música influencia em vários aspectos as pessoas. É um dos meios de expressão artística mais lembrada e adorada por elas. Talvez a mais utilizada. Apesar da música, aparentemente, ter se tornado apenas mais um produto a ser consumido em um mundo materialista, ainda há um fator que a faz ser importante e de grande valor. A ancestralidade.
Você já deve ter escutado uma canção que o fez parar e pensar: “Eu já escutei isso antes”, mas quando tentou se lembrar de onde escutou, nada veio à cabeça. Uma música simples, apenas utilizando um piano, uma composição mais elaborada como uma sonata ou um concerto, podem chamar a atenção. A sensação de nostalgia ao escutar essas composições pode não ser apenas uma coincidência, talvez elas sejam o som de seus ancestrais.
Algumas produções musicais são tão marcantes, que gerações e gerações as escutam até os dias atuais. Quais as canções que seus avós escutavam? Eles conhecem a música que você escutou e te trouxe uma familiaridade tão grande que parecia que já a conhecia? Esses são fatos curiosos. Mas, a sensação de que uma canção faz parte de você sem a ter escutado antes, pode ter algum significado.
O barulho das sementes dançando dentro dos chocalhos tocados por índios, o som da gaita tocada por um tio, a música tocada por meio de uma cítara japonesa ou uma composição clássica apresentada por uma orquestra. Todas essas sonoridades podem trazer algum tipo de familiaridade para alguém. A sensação de nostalgia pode se dar também pelo fato de que a música pode nos transportar para diversos lugares de tão envolvente que é.
Ao sentirmos essas sensações agradáveis ao apreciarmos uma canção antiga, mas que parece tão nova, notamos a importância de se escutar estas produções. Muitas pessoas não gostam de ouvir canções produzidas a anos atrás, mas elas já o fazem sem nem perceber. Uma característica notável entre os diversos artistas da indústria musical é o fato de que um grande número de músicos tem feito referências aos seus ancestrais, algumas vezes de forma subjetiva, outras bem evidentes como a utilização de instrumentos típicos em uma canção.
Portanto, quando tal pessoa (que não gosta de música “velha”) está curtindo um som atual, esta também pode estar ouvindo um material ancestral. A música se torna uma fonte de conexão entre sociedades, culturas e povos. Ancestrais e descendentes. Jovens e velhos.