O rock é um gênero tipicamente dominado por figuras masculinas e isso não é novidade para ninguém. Porém, muitas mulheres também fizeram parte da história do rock and roll, como é o caso de Joan Jett, uma das principais artistas femininas do estilo musical. Quem a conhece sabe de sua influência e inspiração para diversos músicos da cena atual, por isso, vou falar um pouco sobre a autora do hit “I Love Rock and Roll”.
Joan Jett nasceu em Wynnewood, na Filadélfia, Pensilvânia. Ela se mudou para Wheaton em 1967, onde estudou no Wheaton High School e permaneceu até os 15 anos de idade, quando saiu para seguir sua carreira musical. Ela mudou-se para Los Angeles onde fez parte da primeira banda de rock formada apenas por garotas dos EUA, as The Runaways.
A artista foi a fundadora da banda, com a baterista Sandy West. A banda fez história no cenário musical, pois muitas pessoas achavam que um grupo de garotas não conseguiria produzir músicas de rock com qualidade. Mas o sucesso do grupo foi grandioso, tendo feito até uma turnê na Ásia. Joan Jett construiu um legado musical lendário desde jovem, mas sua fama cresceu principalmente após seguir carreira solo.
Em 1979, Joan Jett iniciou suas atividades com a banda “Joan Jett and The Blackhearts”, onde gravou covers de músicas de rock famosas de bandas como os Sex Pistols e de Steve Jones. O álbum da artista foi intitulado com seu nome e foi lançado em 17 de maio de 1980. Um fator curioso sobre a produção, é que o disco de Joan Jett foi rejeitado por 23 gravadoras (fato que foi utilizado como referência no clipe de sua música “Bad Reputation”), o que a fez fundar a sua própria gravadora.
A artista foi a primeira mulher a começar a sua própria gravadora, chamada de Blackheart Records. Um dos grandes sucessos da guitarrista sem sombra de dúvidas é a canção “I Love Rock and Roll”, que conquistou a atenção do público de diversas regiões do mundo, se tornando um dos principais hinos do rock and roll. A produção é considerada pela Billboard como uma das maiores músicas de todos os tempos.
Joan Jett é uma das principais referências musicais para diversos artistas nos dias de hoje. A importância da cantora para o cenário musical do rock é realmente excepcional, pois por conta de sua rebeldia e talento, conseguiu abrir portas para diversas artistas femininas do gênero. Por conta disso, Joan Jett é considerada como a “Rainha do Rock and Roll” por vários admiradores do estilo musical.