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Guitar Hero: o que fez desse jogo algo fenomenal

 

 

 

     Os anos 2000 foram culturalmente ricos em vários aspectos: música, moda, cinema e jogos. Sim, jogos. Jogos eletrônicos de Playstation. Muitas pessoas puderam ter contato com os consoles de videogame da época. Algumas produções para esses games fizeram um sucesso enorme, como foi o caso da franquia de jogos de gênero musical: Guitar Hero.

     Esse jogo fez um sucesso tão grande, que todo mundo tinha para vender (e em versões diferentes). Mas, quando paramos pra pensar, o que afinal fez desse jogo um símbolo cultural da década de 2000? O que fez dele um fenômeno entre jovens e até adultos? Muitas pessoas podem dizer que foi a forma criativa com a qual se podia jogar o game: as guitarras, os personagens e a ambientação que incluía shows em pubs, estádios e cenários de clipes musicais.

     Porém, acho que é algo muito mais interessante: as músicas. Os jogadores mais novos (como era o meu caso), gostavam de tocar as canções das tracklists que eram apresentadas, mas não prestavam a atenção em quais composições eram e nem quais artistas as tocavam. Já os adultos, ligados com o cenário musical do rock (que era o gênero utilizado para conceito do jogo) acharam simplesmente geniais as escolhas das obras musicais.

     Isso porque Guitar Hero apresentava uma diversidade de bandas em cada lançamento, contando com grupos lendários como The Rolling Stones e The Police, e até bandas mais “atuais”, como Sonic Youth e Muse. Sem contar as músicas autorais, de membros da equipe de desenvolvimento do jogo, que foram inclusas em games da franquia. Graças à variada seleção de artistas, muitos jovens puderam ter contato com um mundo musicalmente rico, que anos mais tarde colaboraria para a formação da preferência musical de cada um. Já para os adultos, Guitar Hero pôde oferecer uma enorme nostalgia, os lembrando da época em que eram adolescentes e escutavam com frequência as bandas que eram representadas nos jogos.

     Guitar Hero promoveu uma ligação cultural gigante entre gerações diferentes, incentivando jogadores mais novos a prestigiarem bandas mais “velhas”, mas de grande qualidade. Essa franquia de games foi a responsável por fazer muitas pessoas gostarem de rock, ajudando até a alavancar vendas de bandas que pareciam estar “esquecidas” pelo público. Resumindo, Guitar Hero se inseriu na cultura, na indústria e nos que utilizavam o game para entretenimento. Isso que fez desse jogo algo tão fenomenal.

 

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