Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

As mulheres na música clássica

   Quando falamos de grandes artistas da música clássica, é comum lembrarmos de compositores e músicos como Mozart, Schumann e Vivaldi. Mas, e as mulheres? Elas apenas estavam presentes tocando instrumentos em concertos particulares para um pequeno grupo de pessoas que, normalmente, eram compostas por suas famílias? Seus conhecimentos musicais eram tão superficiais que não podiam seguir um viés profissional da música clássica? Em uma época onde a figura feminina era relacionada apenas aos afazeres do lar, haviam compositoras e instrumentistas com grandes aspirações musicais.

   A música clássica foi principalmente apreciada durante os séculos XVIII e XIX, período onde muitos músicos compuseram obras e concertos realmente importantes para a história da música ocidental. Com tantas composições originais, escutadas por um grande número de apreciadores, os músicos se tornaram cada vez mais conhecidos e respeitados na sociedade. Porém, em meio à ascensão musical desses artistas, haviam mulheres com um talento excepcional, que tinham o desejo de seguir a música como profissão.

   Entretanto, o papel da mulher naquela sociedade era o de cuidar da família e de sua casa, e seguir uma profissão era, muitas vezes, considerado como uma negligência aos seus deveres. Por isso, muitas compositoras não obtiveram a atenção do público, e tiveram seus talentos silenciados. Contudo, apesar de seus trabalhos não serem tão conhecidos e de seus nomes não serem tão famosos, é importante citá-las, pois são igualmente relevantes para a história da música. Nomes como Hildergad Von Bigen, Clara Schumann e Wanda Ladowska são algumas das principais musicistas clássicas que influenciaram o cenário clássico.

   Hildergad foi uma das figuras mais interessantes do século XII na Europa por seus feitos religiosos, científicos e musicais. Ela compôs diversas peças clássicas que ganharam destaque entre os que escutam e produzem música erudita. Clara Schumann foi uma pianista excepcional e uma grande compositora, quando ainda era jovem já tinha conquistado notoriedade por toda a Europa, mas não se aprofundou em seus talentos musicais após ter se casado, dando sua atenção à família. Wanda Ladowska era musicista e cravista, ela fez o público voltar suas atenções ao instrumento e foi a primeira mulher a gravar composições de Bach utilizando o cravo, tornando sua obra realmente singular.

   São muitas as mulheres que tocavam e produziam obras musicais clássicas, elas foram essenciais para que hoje seja possível ser mulher e estar em um grupo de música clássica, compôr um concerto ou até mesmo reger uma orquestra. Mesmo tendo sido silenciadas, hoje, elas podem ser ouvidas. Seus feitos são muito importantes para a história da música erudita, inserindo a mulher no cenário desse gênero, antes tomado apenas por homens. Elas foram realmente revolucionárias e influentes para a música clássica atual.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *