Dia 15 de outubro foi o dia do professor, o profissional que nos acompanha desde que éramos pequenos, nos transformando em pessoas com conhecimentos variados. Ser mentor é uma grande responsabilidade, não só por que são os responsáveis por educar a população mas, também, por formar toda uma geração. Por isso essa profissão é tão importante.
O domínio da arte de ensinar, é o que o caracteriza. Para falarmos desses profissionais, trouxe algumas figuras famosas que você talvez nem saiba que já lecionaram. Músicos e professores artistas que compartilharam seus conhecimentos com diversos alunos nas salas de aula, antes de subirem aos palcos.
Há algo mais rock and roll do que lecionar para pré-adolescentes em Nova Iorque? O baixista e vocalista do KISS, Gene Simmons, era professor de um colégio hispânico em 1973, no Harlem, antes de fundar a lendária banda. Poder falar que já teve aulas com uma celebridade influente do rock é realmente um privilégio.
Um artista do gênero que também já deu aulas é Gordon Sumner (Mr.Sumner para seus alunos), também conhecido como Sting. Sim, o vocalista do The Police era professor. O músico ensinava inglês básico durante o período de 1974 a 1976 na St. Paul’s First School, na Inglaterra. Enquanto lecionava, Sting também tocava música em bandas de jazz no tempo livre.
O britânico largou a profissão em 1977 para fundar a banda The Police. Apesar de ter virado músico, o vocalista diz que ser professor é “um dos trabalhos mais importantes do planeta”. Com uma carreira musical consolidada, Sting também utiliza sua influência para dar mais visibilidade para os profissionais de educação. O cantor fez, em 2010, um show beneficente no México para arrecadar fundos para a área educacional, onde afirmou que “o nível de renda dos professores deveria ser mais alto”.
A vencedora de nove prêmios Grammy, Sheryl Crow, antes de realizar backing vocals para grandes artistas como Michael Jackson e Stevie Wonder, e ter a carreira alavancada nos anos 90, era professora. Ela fez bacharelado em Música na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e após se formar, lecionou durante alguns semestres em uma escola primária. Sheryl se inseriu no mundo musical por meio de um jingle feito para uma propaganda de volta às aulas para uma loja.
Na cena disco, há também professores! J.T. Taylor, membro do grupo Kool and the Gang, dava aulas para crianças da pré-escola antes de fazer sucesso com seus integrantes na década de 70. Muitas pessoas já me disseram que, quando estavam em aula, tiveram educadores que também eram músicos. Professores que mostram músicas marcantes em sala de aula, nos ensinando suas matérias e o gosto pela arte, de forma criativa e genuína. Alguns tocavam instrumentos e cantavam em eventos culturais, apresentando seus dons artísticos.
Todo educador, tem um valor inestimável na vida de cada um de nós, pois nos mostram o caminho para nos tornamos seres melhores e grandes profissionais. Professores, obrigada por fazerem da sociedade um lugar melhor com seus ensinamentos! A música não seria a mesma sem vocês, nossas fontes de conhecimento e educação.