Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

A música nordestina de Gonzaga

   Um dos principais símbolos da música nordestina no Brasil é, sem dúvidas, Luiz Gonzaga, grande músico e compositor, que se mostrava nordestino da cabeça aos pés e que foi um dos principais artistas a transmitir a cultura do estado para todo o país. O legado de Gonzaga inspirou muitos músicos provindos da região nordestina e suas canções se tornaram verdadeiros clássicos regionais. O estilo musical de Gonzaga é muito original, bem como sua história.

   A música popular brasileira não seria a mesma sem o Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em Pernambuco e filho de pais que trabalhavam na roça e viviam em uma pequena cidade da região. O pai do artista tocava acordeão quando tinha tempo livre entre seus afazeres no latifúndio e foi quem ensinou à Gonzaga a como tocar o instrumento. O músico tocava junto de seu pai quando ainda era pequeno em festas e eventos, logo sendo conhecido por seu talento e fazendo shows individuais.

   O principal gênero musical que marcou a carreira de Gonzaga foi o baião, uma de suas maiores composições musicais “Asa Branca”, foi feita junto do cearense Humberto Teixeira, em 1947. Suas músicas são essenciais para quem aprecia as obras musicais nordestinas, pois são produções que retratam de forma excepcional a cultura da região do país, a qual ele apresentou ao Brasil com muito talento. Uma de suas principais marcas é o uso de roupas que lembram o cangaço, incluindo seu lendário chapéu de couro, que é um símbolo nordestino.

   O estilo musical que Gonzaga promovera em suas apresentações, o baião, é um gênero que surgiu de diversos estilos regionais do nordeste, com instrumentações baseadas em um gênero de origem europeia, e conta, na grande maioria de suas composições, histórias e costumes nordestinos, transformando a cultura da região em música. As composições de Gonzaga tinham como viés essa temática, o que fez com que tivesse uma maior atenção do público. O gênero é tão influente para a música brasileira, que foi utilizada por artistas na época em que o movimento “Tropicália” estava em ascensão, sendo inserida em diversas produções musicais até os dias de hoje.

   As obras de Gonzaga são realmente excepcionais para a música popular brasileira, pois não são apenas canções, são obras que trouxeram os ouvidos atentos da população a uma região que não era tão conhecida como as grandes cidades. Escutar canções nordestinas poderia parecer algo de qualidade inferior para algumas pessoas, mas por meio de suas letras e de seus instrumentais, Gonzaga apresentou uma cultura relevante e grandiosa para o resto do Brasil. O artista quebrou paradigmas e fez da xenofobia musical um fator realmente irrelevante para os apreciadores de música.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *