Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

A influência da guerra na música

   A música foi considerada como uma ferramenta de resistência em várias ocasiões históricas, incluindo guerras como as que estamos vendo atualmente entre Rússia e Ucrânia. É intrigante escrever uma coluna sobre o assunto, mas ao mesmo tempo necessário para refletirmos a influência desse período em vários aspectos culturais e artísticos não apenas dos países inseridos nesse contexto, mas do mundo todo. Por isso, vou falar um pouco sobre a influência da guerra na música.

   O período de guerra é de fato algo repudiado pela maioria da população mundial, considerando suas consequências e atos contra os direitos humanos. As guerras foram utilizadas, ao longo dos anos, como um pretexto para que a ganância , a agressividade e a presunção fossem utilizadas em larga escala contra nações e povos alheios aos interesses de líderes mundiais.

   Entretanto, assim como a guerra influencia em aspectos econômicos e sociais, ela também se torna algo presente em formas de expressões artísticas, incluindo as composições musicais, feitas por artistas que de alguma forma tiveram relação com os períodos de conflito. A música é uma ferramenta muito utilizada para contar histórias e relatos pessoais de personagens que vivenciaram diversas experiências. Portanto, podemos dizer que durante as décadas onde ocorreram a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, houve uma grande inserção do que era vivenciado em diversas letras e composições.

   Porém, ao mesmo tempo em que canções que falavam sobre os acontecimentos da guerra eram veiculadas pela mídia, muitas obras musicais que falavam de amor, paz e prosperidade eram produzidas e ajudavam os países envolvidos a obterem otimismo em tempos obscuros. Podemos dizer que a música ajudou muitas pessoas a se sentirem seguras e acolhidas nesses momentos históricos com diversas obras sendo consagradas por sua importância na preservação do sentimento de humanidade. Algumas pessoas dizem que a arte não é importante no combate a ideais errôneos como os de guerra, mas ela é uma das principais formas de promover a paz entre nações diferentes, de forma subjetiva, mas influente.

   A guerra não é algo a ser celebrado e muito menos vangloriado. Por isso, a resistência por parte de grandes músicos e artistas pode parecer algo mínimo a olhos alheios mas, na verdade, é importante para afirmar a insatisfação coletiva da população mundial em relação a esses conflitos. Os grandes músicos não são chamados de “influenciadores” à toa, por trás de cada um há uma legião de admiradores que, assim como eles, concordam com seus posicionamentos políticos e sociais de resistência e revolução contra a guerra.

   A influência dessas ocasiões políticas na música é grande. Portanto, podemos esperar que canções de protesto e repúdio a guerra na Ucrânia possam ser produzidas e divulgadas. As histórias contadas nessas canções serão relembradas sempre que necessário, para reafirmar que a guerra é inegociável e retrógrada historicamente.

 

Um comentário

  1. José peixe disse:

    MUITO BOM.
    Sou jornalista profissional e estou exactamente a fazer a cobertura desta Guerra Louca inventada e planeada por Putin.
    Dou-lhe os meus sinceros parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *