Faleceu ontem (20/01), uma das maiores cantoras da música popular brasileira, Elza Soares. Com 91 anos de vida, Elza mantinha uma carreira musical ativa, famosa por interpretar canções de vários gêneros como samba, MPB, bossa nova e blues. A artista moldou seu repertório com base na diversidade de letras e sons, conquistando admiradores de idades variadas, ampliando seu público.
Elza certamente foi uma das poucas artistas que realmente se preocupava e demonstrava gratidão àqueles que a trouxeram para o sucesso. Seus fãs não eram apenas “fãs”, eram o que a fazia se transformar em uma voz unificada. Uma voz que transmitiu a realidade de muitos, com grandeza e esplendor, se inserindo em um meio que, na época de seu lançamento, era ocupado em sua maioria por pessoas que obtinham uma melhor posição social.
Com uma história que veio da fome, Elza conseguiu alcançar o sucesso utilizando seu talento e perseverança. Para alimentar o filho, tinha que trabalhar, e o canto foi seu sustento e seu instrumento para se consolidar no mundo da música. Ary Barroso já sabia que Elza tinha uma carreira promissora pela frente assim que a escutou proferir os primeiros vocais, grasnados e ao mesmo tempo afinados, rústicos e ao mesmo tempo modernos. Entretanto, o grande auditório da Tupi não sabia quem era aquela garota magra, negra e de saia longa, que foi chamada para se apresentar ao microfone por Ary durante a realização de seu programa.
Após algumas perguntas para a caloura, o lendário músico questionou para Elza de que planeta ela havia vindo em tom de brincadeira. A artista respondeu-lhe que era do planeta fome. A resposta fez o auditório (que estava rindo das apresentações) prestar a atenção não apenas na cantora, como em sua personalidade.
O legado musical de Elza Soares foi construído com o passar das décadas. A artista passou por diversas vivências como a ditadura militar e o racismo em algumas de suas apresentações, com uma história realmente interessante. Porém, seu talento permanecia e suas produções musicais se consolidaram como obras relevantes para o cenário musical brasileiro.
A importância de Elza Soares na música é grandiosa. Sua voz transmitia o que grande parte do povo vivenciava, a fome, a desigualdade, o racismo, entre outros aspectos sociais que eram parte de sua história. A cantora era uma referência de perseverança e talento, sendo vista como um modelo por muitos apreciadores.