A música é um instrumento utilizado por diversos artistas com intuitos variados. Alcançar o topo das paradas de sucesso, se expressar artisticamente e o mais admirável de todos os intuitos: apoiar causas sociais. Ao longo das décadas, muitos artistas têm se atentado para o viés humanitário da música e como ela pode ser utilizada como um instrumento solidário para ajudar populações de diversas partes do mundo.
Algumas pessoas dizem que a música não tem língua, pois consegue alcançar seus ouvintes por meio da sonoridade. Muitos apreciadores de obras musicais escutam canções em idiomas diferentes, sem saber o que está sendo cantado pelos artistas. Entretanto, o instrumental dessas produções tem a habilidade de se comunicar com quem as ouve. Portanto, que ferramenta melhor para alcançar milhões de pessoas do que a música?
Por ser um instrumento universal de comunicação artística, vários músicos famosos utilizam suas obras musicais para ajudar quem necessita. O sucesso obtido com esses tipos de atividades é grandioso e mostra que a humanidade ainda está presente no mundo. Eventos beneficentes, álbuns produzidos com o objetivo de arrecadar lucros para ONGs, apresentações voluntárias para apoiar causas importantes para a sociedade, são diversas as ações realizadas por artistas relevantes no cenário musical.
A solidariedade na música é um fator muito importante, pois promove uma maior participação em atividades humanitárias por parte do público. Os artistas musicais são vistos como modelos para seus admiradores, vê-los realizando ações beneficentes é utilizado como inspiração para a realização de atividades variadas com o mesmo viés. Esses aspectos mostram que a música não é produzida apenas para ser apreciada, mas para fazer a diferença no mundo e na sociedade.