Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

A diversidade musical nos bloquinhos de carnaval

O carnaval está chegando e muitas pessoas estão animadas com as comemorações deste período festivo no país, são muitos os bloquinhos espalhados pelos Estados e o público parece crescer cada vez mais com o passar dos anos. Porém, um fator muito interessante das festas de carnaval é a diversidade musical dos blocos, que têm explorado os vários gêneros musicais com o objetivo de atrair o público que não gosta apenas de samba, axé e funk, considerados os principais estilos a serem utilizados nestes eventos. De fato, é possível encontrar em alguns locais bloquinhos de carnaval que tocam MPB, Bossa Nova, rock, entre outros gêneros que, normalmente, não costumam tocar nessas ocasiões.

As marchinhas de carnaval, comumente utilizadas em desfiles e festas do período, agora compartilham espaço com músicas de grupos que normalmente não costumavam festejar durante essa época do ano. Já imaginou festejar em um bloquinho de carnaval gótico? Atualmente este tipo de atividade é possível por conta da inserção musical que têm sido promovida nestas comemorações. Em São Paulo, existe um bloco que toca apenas rap e hip-hop. No Rio de Janeiro, existem diversos que tocam rock, como o Block’n Roll, que foi o primeiro bloquinho temático a tocar apenas este estilo musical na cidade maravilhosa.

O que estamos vendo é uma verdadeira diversidade musical. Algumas pessoas acham que este tipo de inserção acaba descaracterizando o carnaval, mas acabam por esquecer que a festa tem o intuito de acolher a todos que quiserem festejar e comemorar. Portanto, por que não inserir diversos gêneros musicais no carnaval? Faz todo o sentido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *