A voz de Tim Maia é uma das mais influentes da música brasileira. Cantar uma canção do artista é como entoar o hino nacional, suas obras são conhecidas por um grande número de pessoas. São muitas as composições apreciadas pelo público brasileiro e internacional, seu talento é tão grande quanto sua fama e sua história fez parte da produção musical do país.
A história do artista é singular em diversos aspectos, mas o que mais chama a atenção são as curiosidades que moldaram o legado do cantor. Um músico original, com produções excepcionais que conquistaram a população, Tim Maia construiu sua carreira com músicas essenciais para o cenário musical nacional. Estes são alguns dos fatores de sua história.
A habilidade de Tim Maia com a música foi apresentada quando o cantor fazia parte do grupo Tijucanos do Ritmo, onde tocava bateria, depois mostrando seu talento utilizando o violão. O grupo foi formado na Igreja dos Capuchinhos, que era próxima de sua casa. A música do artista estava sendo moldada, ganhando a atenção do público nas apresentações.
Tim Maia teve uma história com acontecimentos variados, entre eles a primeira vez em que foi para uma delegacia nos Estados Unidos por ter roubado chocolate em um supermercado. Tim havia sido pego enquanto estava roubando o doce, o que o fez ser levado para o local. Por conta do ocorrido, o artista foi demitido de seu trabalho em uma lanchonete, onde comia grande parte do que fazia.
O artista foi preso no Brasil quando roubou os móveis de uma casa junto de seu amigo. Após o ocorrido Tim Maia foi detido por policiais que o espancaram, o que o fez perder os sentidos. O cantor foi preso, inclusive, quando roubou gasolina nos Estados Unidos, logo sendo deportado após alguns anos morando no país.
As gravadoras indie, que produzem música de forma independente, estão conquistando a atenção do público e do mainstream atualmente e Tim Maia foi um dos primeiros artistas do gênero no Brasil. O cantor lançou diversos discos por meio de uma gravadora indie, algumas destas produções são raras e se tornaram itens de colecionadores. Após alguns anos, produziu suas obras por meio de sua própria produtora, que lançou canções famosas para a população.
Tim Maia era amigo de infância de Erasmo Carlos, os artistas eram vizinhos e tinham uma relação de amizade que, atualmente, pode ser considerada lendária. Os músicos essenciais para a música brasileira eram amigos e realizaram diversos shows e conquistaram prêmios variados com suas produções. O talento de Tim é realmente excepcional para o cenário musical brasileiro.