Uma das maiores cantoras da música latina sem dúvidas é a cantora Shakira. Sua voz inconfundível e o ritmo típico das regiões sul-americanas a fizeram se consagrar como um ícone da música pop, bem como uma grande representante latino-americana no mainstream dos EUA. A influência da artista no cenário musical é realmente interessante, portanto, aqui estão algumas curiosidades sobre ela.
Shakira chamou a atenção do público norte-americano com o disco “Laundry Service”, sua primeira produção em língua inglesa. O sucesso do disco foi tão grande que se tornou uma produção multiplatinada. O lançamento a fez se transformar em uma cantora famosa em diversas regiões do mundo.
A dança do ventre é uma das habilidades mais famosas de Shakira. A cantora utiliza seu talento aliado à arte e cultura árabe, da qual é descendente . Quem a ensinou esse estilo de apresentação foi sua avó, mostrando os primeiros passos de dança do gênero.
De acordo com uma organização que cuida de royalties de artistas de diversos lugares do mundo, Shakira é a cantora colombiana que mais vendeu discos em todos os tempos. São mais de 60 milhões de cópias comercializadas de suas produções. A artista também já conquistou diversos prêmios por seu trabalho na área musical.
A cantora criou em 1995 uma fundação com o nome de um de seus maiores hits latinos, a “Pies Descalzos”. Por meio de sua organização, diversas escolas para crianças em situação de vulnerabilidade social foram construídas na Colômbia. A artista também é embaixadora da boa-vontade da UNICEF desde 2003.
Shakira foi uma das artistas que mais obteve lucros nos anos 2000 segundo uma revista norte-americana famosa. A cantora estava no ranking das artistas mais bem sucedidas com grandes nomes como Madonna, Barbra Streisand e Celine Dion. Suas produções já alcançaram o topo das paradas da Billboard diversas vezes, a consagrando como uma das únicas artistas latinas a realizar esse feito.
A cantora já recebeu dois prêmios Grammy nas categorias de “Melhor Pop Latino” em 2001 e “Melhor Disco de Rock/Alternativo” em 2006. Na versão latina da premiação, a artista ganhou três prêmios Grammy. Shakira conquistou a categoria de “Melhor Gravação”, “Música do Ano” e “Álbum do Ano”.