Nas últimas semanas, tenho refletido bastante sobre minhas ideias para produzir conteúdo literário na internet. Com o aumento do alcance das redes sociais, as noções sobre conteúdos sobre leitura e escrita se ampliaram bastante.
Devido à circunstância de isolamento social, causada pela pandemia do novo coronavírus, temos procurado ficar o máximo de tempo possível em casa. Assim, é natural que fiquemos mais tempo conectados virtualmente. E em meio a tantas notícias ruins, conteúdos artísticos é que nos podem tirar um pouco da realidade maçante.
Com as mídias digitais, as possibilidades para se falar sobre livros se multiplicaram. Várias plataformas se mostram promissoras para a divulgação literária.
Sabe aquele “Clube do livro” que discutia obras com frequência periódica em determinado lugar? Agora ele existe num grupo do Facebook. Lembra daquelas estantes cheias de livros atraentes nas livrarias? Elas deram lugar a fotos com edições detalhadas que ilustram resenhas e comentários em Bookstagrans. Recorda do autor que divulgava seus trabalhos em eventos literários? Ele agora tem um grupo no Telegram em que seus conteúdos chegam a pessoas de todo o mundo.
As mídias sociais diversificaram a produção de conteúdo literário na internet, ela trouxe muitas plataformas com muitos formatos para serem explorados. Ao produtor de conteúdo, cabe desbravar as possibilidades desse meio para divulgar livros e mais livros. Ao leitor, só aproveitar e consumir esses conteúdos como porta de entrada do para cultivar o hábito da leitura. Uma boa pedida para causa as ansiedades e os estresses de uma pandemia.
Um comentário
De fato, as mídias digitais possibilitam que nós escritores, e outros artistas, criemos diversos canais de comunicação com os leitores/público.
O mais importante é ser criativo. Telegram, Medium, Wattpad, Facebook, Tumblr, WordPress… Não podemos esquecer da possibilidade de se criar uma comunidade em uma plataforma como o Discord (para clubes de leitura ou escrita, talvez). As possibilidades são de fato inúmeras. A questão é cada escritor/artista colocar o seu toque pessoal na sua estratégia.
Ótimo artigo, Zeca!